A sessão desta terça-feira, 19, da 10ª Câmara Cível do TJMG foi marcada por homenagens ao desembargador Álvares Cabral da Silva, que se aposenta no próximo dia 3 de maio, quando completa 75 anos. Por razões de saúde, o desembargador não participou da sessão e foi representado pelos filhos Walkyria Márcia Cabral Silva e Silva e Fábio Lucas Silva e Silva.

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, participou da homenagem e destacou a figura singular e ímpar do desembargador. “A atuação do desembargador Cabral no Judiciário mineiro deixa marcas de simplicidade, espírito fraterno e acolhedor. São 37 anos de atividade judicante e a nós, que convivemos com ele, resta a gratidão por tantos ensinamentos e lições de humanidade”, afirmou o presidente da Associação.

O presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares, falou da satisfação em participar da sessão em que o Tribunal rende homenagens ao magistrado. “Temos pelo desembargador Cabral um sentimento muito especial de admiração pela trajetória na Magistratura comprometida com a prestação jurisdicional. Sua carreira coaduna-se com os mais destacados princípios que sustentam este Tribunal, que são a ética, respeito e transparência”, disse o presidente do TJ.Leia aquio discurso do desembargador Gilson Soares.

A presidente da 10ª Câmara Cível, desembargadora Jaqueline Calábria Albuquerque, externou sua gratidão pelo tempo em que conviveu com o desembargador Álvares Cabral.  “Altruísta, colega sempre virtuoso, magistrado exemplar, de sapiência ímpar e de uma vida marcada pelas mais justas honrarias, concedidas a um profissional que, com efeito, destaca-se por onde passa, nós somos privilegiados por poder conviver com Vossa Excelência. E são justamente as inenarráveis virtudes do senhor, Desembargador Cabral, as responsáveis pela união de todos nesta data, para homenagear, de forma celebrativa, a magnitude do trabalho e da pessoa de Vossa Excelência”, afirmou a magistrada. Leia aqui o discurso da desembargadora Jaqueline Calábria Albuquerque.

O defensor-público Marcos Lourenço Capanema de Almeida, que já foi assessor do magistrado homenageado, fez uso da palavra e também rendeu homenagens ao desembargador. “A defensoria pública sobe à tribuna, hoje, não apenas para o desafio de articular a defesa daqueles que pouco ou quase nada tem, mas tudo necessitam. Hoje subimos à tribuna para render homenagens aos mais de trinta e cinco anos de exercício da magistratura pelo eminente desembargador Álvares Cabral da Silva, quase quinze deles honrando este órgão fracionário do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais”, afirmou ele. Leia aqui o discurso do defensor na íntegra.

Foto: TJMG

Os integrantes da 10ª Câmara Cível aderiram às manifestações, bem como representantes da diretoria do TJMG, magistrados, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, advogados assessores, servidores e amigos do desembargador. Todos destacaram a saudade que ele deixará na função judicante, enalteceram os ensinamentos e desejaram sua pronta recuperação.

O desembargador Cabral da Silva ingressou na magistratura em 1985. Foi juiz de Direito nas Comarcas de Espinosa, Barão de Cocais, Manga, Itabira. Em Belo Horizonte, foi titular da 21ª Vara Cível. Foi promovido a desembargador em 2007.