Desembargador Antônio Armando dos AnjosA sessão da 3ª Câmara Criminal do TJMG desta terça-feira, 28, foi marcada por homenagens e pela despedida do desembargador Antônio Armando dos Anjos, português, brasileiro naturalizado, que presidiu hoje sua última sessão, antes da aposentadoria, que acontece dia 30 de outubro.
O desembargador Paulo Cézar Dias assumiu a presidência da sessão e deu início às homenagens, que tiveram adesão dos desembargadores Eduardo Fortuna Grion, Caetano Levi, Herbert Carneiro, Alexandre Carvalho, Maria Luíza de Marilac e Delmival de Almeida Campos, além de representantes do Ministério Público e da OAB-MG.
Os magistrados destacaram a integridade, serenidade e equilíbrio, além da dedicação diuturna ao trabalho e o cuidado na elaboração dos votos, como características do desembargador Antônio Armando. Os colegas destacaram que a ausência será sentida, mas que os ensinamentos e julgamentos do desembargador permanecerão no TJMG como exemplo a ser seguido.
O presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, ressaltou que a despedida é apenas um “até breve” a um cidadão e magistrado diferenciado e com equilíbrio e serenidade notáveis. “Hoje, o senhor colhe o sentimento de gratidão do Poder Judiciário pela vossa história e exemplo”. Sobre a Associação, Herbert Carneiro, destacou a importância da participação do desembargador Antônio Armando na vida associativa. “Precisamos de homens da sua envergadura e de seu peso moral e ético na magistratura. O senhor pode se afastar da atividade judicante, mas não permito que deixe de me ajudar na Amagis, servindo como exemplo para os novos juízes”, afirmou o presidente da Associação.
O desembargador Antônio Armando dos Anjos agradeceu as palavras de carinho e destacou que um dos sentimentos que guarda com ele é o da gratidão. “Vocês vão continuar sempre na minha retina e no meu coração”, afirmou, brincando que "não sabia que tinha tanto amigo chorão”.
No dia 13 de outubro, o desembargador Antônio Armando recebeu homenagem de integrantes do 1º Grupo de Câmaras Criminais do TJMG.
O desembargador é natural de Póvoa do Concelho, em Portugal, ingressou na magistratura em 1985, como juiz da comarca de Resplendor, e depois atuou nas comarcas de Ipanema, Passos e Belo Horizonte. Foi juiz substituto nas comarcas de Galiléia, Conselheiro Pena, Aimorés, Lajinha e Piumhi. O magistrado integrou o extinto Tribunal de Alçada de Minas Gerais.

Desembargador Herbert Carneiro presta homenagemMagistrados homenageiam desembargador Antônio Armando dos Anjos