Em clima de gratidão e alegria, amigos e familiares se reuniram no último sábado (15/2) para homenagear o desembargador Armando Freire, que se aposentou do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) nesta terça-feira (18/2), depois de sua última sessão na 1ª Câmara Cível. O evento reuniu dezenas de magistrados, familiares e companheiros de futebol para celebrar a trajetória e o legado do desembargador, que dedicou mais de quatro décadas de sua vida ao Judiciário mineiro. A presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, prestigiou o encontro.



Para marcar a homenagem, foi realizado um torneio de futebol no sítio do desembargador Júlio Cezar Guttierrez, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A competição, que reuniu quatro equipes representando as comarcas por onde o homenageado atuou ao longo de sua carreira (Belo Horizonte, Diamantina, Conceição do Mato Dentro e Conceição do Rio Verde), simbolizou o amor do desembargador pelo esporte e a união da Magistratura mineira. O time Diamantina foi o campeão do torneio.

Entre os presentes, estavam o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Afrânio Vilela, o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; e o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Estevão Lucchesi.

Reconhecimento


Como parte da homenagem, a Amagis entregou ao desembargador Armando Freire uma placa com a seguinte mensagem:

"Vossa Excelência é craque nos gramados, na Magistratura e na vida. Construiu sua trajetória na Justiça com a mesma maestria com que conduz a bola nos campos: com dedicação, ética e sabedoria. Hoje, celebramos não apenas um grande magistrado, mas um exemplo de integridade e comprometimento, cuja atuação deixará marcas indeléveis no Tribunal e em todos que conviveram com Vossa Excelência. Sua trajetória continuará a inspirar gerações, assim como sua paixão pelo futebol e pela Justiça sempre inspirou e continuará a inspirar todos nós. Com carinho e gratidão, Associação dos Magistrados Mineiros – Amagis".



Exemplo

Durante a homenagem, o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, ressaltou a notável trajetória de Armando Freire, que dedicou 44 anos de sua vida ao Judiciário, sempre pautado pela ética e pelo compromisso com a Justiça.

A presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, destacou que a contribuição do desembargador não se limitou à atividade judicante, mas também se estendeu à vida associativa, na qual sempre incentivou a prática esportiva entre os magistrados. "Armando Freire é um exemplo de magistrado e ser humano. Sua atuação sempre foi pautada pela ética, pelo compromisso com a Justiça e pelo respeito aos colegas. Além disso, sua paixão pelo esporte serviu de inspiração para todos nós, fortalecendo os laços de amizade e união dentro da Magistratura", afirmou a presidente da Amagis.

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi, enfatizou que a Armando Freire é referência como amigo e como magistrado.

Memórias

Além do evento esportivo, o desembargador Armando Freire foi homenageado no dia 12 de fevereiro, durante sessão do Órgão Especial do TJMG, marcando sua despedida do colegiado em virtude da aposentadoria. A sessão contou com diversas manifestações de reconhecimento e gratidão pelos anos de dedicação à Magistratura mineira. Leia mais aqui.

No dia 8 de fevereiro, o magistrado lançou o livro "Sobre Sonhos", em evento realizado no Salão de Festas da Amagis. Na obra, Armando Freire narra, de maneira leve e envolvente, sua convivência ao longo da infância, juventude e maturidade com o sonho de se tornar jogador de futebol profissional e relembra fatos marcantes de sua vida.