O desembargador Caetano Levi Lopes, 1º vice-diretor da Escola Nacional da Magistratura (ENM), vinculada a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), proferiu, nessa segunda-feira (16/1), uma das palestras na abertura do Curso “Alta formação de Justiça Constitucional e Tutela Jurisdicional dos Direitos”, na Scuola Superiore Sant’Anna em Pisa, na Itália. O tema foi "O Papel das escolas da magistratura no aprimoramento da tutela jurisdicional dos direitos fundamentais constitucionais".

Desembargador Caetano Levi Lopes durante sua palestra na Universidade de Pisa (Divulgação/TJMG)

 

O desembargador Caetano Levi Lopes participa, junto com magistrados de diversas partes do mundo, do curso ministrado pela Universidade de Pisa, localizada em Pisa, Toscana, na Itália. A instituição pública de ensino superior é uma das mais renomadas universidades italianas, de renome internacional e foi fundada em 1343.

O magistrado,que está na Itália representado a Escola Nacional da Magistratura, disse que sua participação, no prestigiado curso, inclusive proferindo uma das palestras de abertura, representa também o reconhecimento da importância do TJMG.

“A palestra que proferi foi dividida em duas partes, sendo que, na primeira, fiz uma abordagem explicando como são as escolas de magistratura no Brasil, oficiais e associativas, já que o público participante é de vários países. Já na segunda parte abordei como as escolas contribuem para a formação e aprimoramento dos magistrados para que possam prestar tutela jurisdicional de melhor qualidade e em consequência assegurar a efetividade dos direitos criados pela Constituição”, disse.

Universidade de Pisa

A Universidade de Pisa, fundada em 1343, é uma das mais antigas da Europa e é considerada uma das mais prestigiadas na Itália. Foi estabelecida por um decreto do Papa Clemente VI, mas já no século XI tiveram lugar aulas de jurisprudência.

Universidade é considerada uma das mais prestigiadas da Itália (Imagem ilustrativa)

 

A Universidade é constituída por sete faculdades: Agricultura, Economia, Engenharia, Literaturas e Línguas Estrangeiras, Jurisprudência, Letras e Filosofia, Ciências Matemáticas, Físicas e Naturais, Medicina e Cirurgia, Farmácia, Ciências Políticas e Veterinária. A Universidade também tem centros de pesquisa de alto nível, assim como o jardim botânico acadêmico mais antigo na Europa, fundado em 1544.

Durante a sua história, a Universidade de Pisa tem visto muitos estudantes e professores ilustres, como Giosuè Carducci (poeta e vencedor do Prêmio Nobel de Literatura), Carlo Azeglio Ciampi (um Presidente della Repubblica Italiana), Papa Clemente XII, Galileo Galilei (famoso cientista), e Carlo Rubbia (físico e ganhador do Prêmio Nobel).

Fonte: TJMG