O desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga tomou posse como novo integrante da Corte Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), durante sessão desta segunda-feira, 26, no cargo de desembargador substituto do Tribunal. A solenidade de posse aconteceu no gabinete da Presidência do TRE-MG e foi conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Octavio Boccalini.

Em seu discurso, o desembargador disse que o sentimento é de gratidão, aos colegas, familiares e amigos, que o apoiaram nessa eleição para o TRE-MG, que tem um projeto cidadão, onde quem fala mais alto é o interesse público.

Perpétuo Braga também destacou o sentimento de perseverança que o motivou a conseguir ser eleito para a Corte Eleitoral. “Nas pessoas dos ex-presidentes da Amagis, desembargador Nelson Missias e Alberto Diniz, que aqui se fazem presentes, faço uma homenagem, pois minha eleição só foi possível graças à luta hercúlea da nossa entidade de classe e Associação, que abandonaram exclusivamente o critério cronológico e da antiguidade, permitindo que todos nós disputássemos esse certame. Se não fosse essa luta das nossas Associações, isso não seria possível”, lembrou.

O novo integrante do TRE-MG também acrescentou em seu discurso o significado do sentimento de perseverar por uma sociedade mais justa e fraterna e reafirmou seu compromisso, que se encontra tanto no TRE-MG quanto nas instâncias eleitorais no Brasil a fora, o compromisso com a democracia. “Nosso compromisso inabalável é com o respeito às diferenças. Somente assim, construiremos uma sociedade mais justa, humana e mais fraterna”, exaltou.

Finalizando seu discurso, Carlos Henrique Perpétuo Braga renovou seu compromisso com a democracia. “Nada de flertes com qualquer outro sistema que não seja capaz de ouvir as ruas, que não seja capaz de ouvir o sentimento do povo e que seja capaz, acima de tudo, de interpretar a vontade da maioria. Viver em sociedade é também compreender essas diferenças. Neste momento, reafirmo aqui esse compromisso inabalável e inquebrantável com a democracia”, externou.  

Eleição

O desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga foi eleito pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), no dia 5 de maio, para o cargo de desembargador substituto em vaga aberta com o fim do mandato do presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Torres Soares. Perpétuo Braga ficará como suplente nos próximos dois anos e depois deve assumir como vice-presidente e corregedor, chegando à Presidência do TRE quando da próxima eleição para a Presidência da República.

Trajetória

Natural de Belo Horizonte, Carlos Henrique Perpétuo Braga é graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1986). É mestre em Direito pela Universidade Fumec, com concentração em Instituições Sociais, Direito e Democracia. Tem pós-graduação em Direito Penal pela Universidade Nova de Lisboa e em Direito Penal e Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Uberlândia.

Carlos Henrique Braga ingressou na magistratura mineira em 1990. Exerceu a judicatura nas comarcas de Peçanha, Patrocínio, Pratápolis, Brasília de Minas, Araguari, Contagem e Belo Horizonte. Foi juiz eleitoral em Contagem e diretor do Foro Eleitoral em Belo Horizonte. No TRE, também atuou como diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral, juiz auxiliar da Corregedoria e juiz auxiliar da Presidência.

Foi promovido a desembargador pelo Tribunal de Justiça em abril de 2016 e, atualmente, integra a 15ª Câmara Cível e o Órgão Especial do TJMG.

 

Foto: João Guilherme Arenázio/TRE-MG