Com o objetivo de discutir, permanentemente, a evolução do Direito e as novas legislações sobre o meio ambiente, a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) acaba de criar o Fórum Permanente de Meio Ambiente, cujo primeiro presidente é desembargador Luiz Audebert Delage Filho.
De acordo com ele, o Fórum vai concentrar os estudos em torno do Direito Ambiental e promover encontros com grupos de magistrados, seja em formação inicial ou na formação continuada, com o objetivo comum de aprofundar os conhecimentos sobre o tema.
“A vantagem da criação do Fórum em relação a seminários sobre o tema é que haverá um estudo permanente com grupos pré-definidos e previamente compostos interessados no direito ambiental”, explicou Delage.
O juiz auxiliar da 2ª vice-presidência do TJMG, Luiz Carlos Rezende e Santos, é o secretário-geral do Fórum e explica que os encontros promovem o aprofundamento sobre a realidade do meio ambiente e contribuem na formação dos magistrados.
“O Fórum é um palco de conhecimento e aprofundamento da realidade do meio ambiente, além de nos manter atualizados em relação às instituições de proteção ao meio ambiente e suas ferramentas técnicas de proteção, que interagem sempre com o Poder Judiciário nas múltiplas ações”, explicou Santos.
O Fórum Permanente de Meio Ambiente foi criado em São Roque de Minas, na região Centro-Oeste de Minas, durante realização do III Curso Jurídico de Direito Ambiental, promovido pela Ejef. O próximo encontro do Fórum será realizado em março de 2016, em Pirapora, no Norte de Minas.