Em solenidade realizada na última sexta-feira, 28 de março, o desembargador Doorgal Borges de Andrada, ex-presidente da Amagis, tomou posse na Academia Barbacenense de Ciências Jurídicas (ABCJ), assumindo a Cadeira número 20, anteriormente ocupada por seu pai, Bonifácio José Tamm de Andrada. O patrono da cadeira é o jurista Lafayette Rodrigues Pereira. A Amagis foi representada no evento pelo juiz Marcos Alves de Andrade, secretário da Seccional de Barbacena.

Novo acadêmico, desembargador Doorgal Andrada, e o presidente da ABCJ, Ricardo Salim

Em seu discurso, o novo acadêmico ressaltou o legado de seu pai na área jurídica e a importância da Academia na valorização de Barbacena no cenário jurídico e político do País. “A Academia Barbacenense de Ciências Jurídicas é necessária porque Barbacena é o berço de figuras ilustres do Judiciário mineiro e nacional. Juristas renomados advogaram no fórum da cidade, como Afrânio de Mello Franco, Virgílio de Mello Franco, Mendes Pimentel e Afonso Pena, que se casou em Barbacena e, posteriormente, se tornou presidente da República”, destacou.

O desembargador falou de sua emoção ao suceder seu pai na Cadeira número 20 que tem como patrono o jurista Lafayette Rodrigues. “É uma grande responsabilidade assumir a cadeira de Bonifácio Andrada, um homem de grandeza jurídica e política reconhecida nacionalmente. Estou muito feliz e grato por isso”, afirmou.

whatsapp-image-2025-04-02-at-09.14.32-1.jpegJuiz Marcos Alves de Andrade, desembargador Doorgal Andrada e Vinícius Cruz Machado, presidente da Fundação Porphyria

A presidente da Amagis, juíza Rosimere das Graças do Couto, parabenizou o magistrado pela posse e destacou sua trajetória na Magistratura, pautada pelo compromisso com a Justiça e pelo respeito às instituições. “Sua posse na ABCJ é um reconhecimento de sua dedicação ao Direito e à história jurídica de Minas Gerais e do Brasil”, afirmou.

O presidente da ABCJ, Ricardo Salim, que é servidor do TJMG, parabenizou o desembargador Doorgal Andrada pela posse e elogiou sua atuação. “Além de suas decisões sempre corretas e coesas, o desembargador Doorgal Andrada é admirado pela pessoa humana que é. Ele se preocupa com o outro, com o servidor e com o jurisdicionado”, disse.

 

Formado em Direito pela PUC Minas, Doorgal Andrada é pós-graduado em Gerência de Empresas e em Administração em Marketing pela Faculdade de Ciências Gerenciais da UNA BH. Também realizou estudos jurídicos no Chile, Estados Unidos e Espanha, além de ter atuado como professor em diversas instituições de ensino superior. Desde 2009, é desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

A Academia Barbacenense de Ciências Jurídicas foi fundada em 2010 e tem como patrono Heráclito Fontoura Sobral Pinto, nascido em Barbacena em 5 de novembro de 1893. Considerado um dos maiores nomes do Direito no Brasil, Sobral foi um defensor incansável dos Direitos Humanos, sendo reconhecido como o “Senhor Justiça”. (Fotos: Idinando Borges / Divulgação)