O desembargador Doorgal Borges de Andrada, ex-presidente da Amagis, tomará posse, nesta sexta-feira, 28 de março, na Academia Barbacenense de Ciências Jurídicas (ABCJ). A sessão solene será realizada no Espaço Cultural Fundação Porphyria, em Barbacena, a partir das 19h30. A oradora oficial da cerimônia será a acadêmica Darcilene Neves Pereira. O magistrado ocupará a Cadeira de número 20, fundada por seu pai, Bonifácio José Tamm de Andrada, e que tem como patrono o jurista Lafayette Rodrigues Pereira. O juiz Marcos Alves de Andrade, secretário da Seccional da Amagis de Barbacena, vai representar a Associação na solenidade.
Em depoimento para o site da Amagis, o desembargador Doorgal Andrada manifestou sua honra e gratidão em integrar a ABCJ, instituição que reúne grandes juristas, há 15 anos, e destacou a relevância histórica de Barbacena para o meio jurídico nacional. “Para mim, é uma honra, um orgulho e uma satisfação integrar a Academia Barbacenense de Ciências Jurídicas, e espero, dentro dos meus limites, modestamente contribuir para os debates, encontros, publicações e todas as atividades da Academia”, afirmou.
O magistrado registrou a importância histórica de Barbacena, que foi berço de figuras ilustres do Judiciário mineiro e nacional como “Afrânio de Mello Franco e Virgílio de Mello Franco, Mendes Pimentel, considerado um dos grandes criminalistas da primeira metade do século passado, que recusou por duas vezes o convite para integrar o Supremo Tribunal Federal, Afonso Pena, que casou-se em Barbacena e, posteriormente, se tornou presidente da República. A cidade também é berço do ministro Lafayette Andrada, que presidiu o STF, e do renomado jurista Sobral Pinto”, ressaltou Doorgal.
A presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, parabeniza o magistrado e ressalta sua relevância para a Magistratura mineira. "O desembargador Doorgal Andrada é um exemplo de dedicação e compromisso com a Justiça. Sua posse na ABCJ reflete seu vasto conhecimento jurídico e sua contribuição para o desenvolvimento do Direito em nosso estado e País", afirmou.
Doorgal Andrada é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito) pela PUC Minas e pós-graduado em Gerência de Empresas e em Administração em Marketing pela Faculdade de Ciências Gerenciais da UNA BH. Realizou estudos jurídicos no exterior, incluindo Chile, Estados Unidos e Espanha e exerceu o magistério em várias instituições de ensino superior. Desde 2009 atua como desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
A Academia Barbacenense de Ciências Jurídicas foi fundada em 2010 e tem como Patrono Heráclito Fontoura Sobral Pinto, que nasceu em Barbacena no dia 05 de novembro de 1893 e é considerado um dos maiores nomes do Direito em todo o País. Defensor dos Direitos Humanos dos presos políticos, Sobral foi chamado de “Senhor Justiça”. Atualmente, a ABCJ é presidida por Ricardo Salim, que ocupa a Cadeira número Um.