dsc_0340.jpg

O desembargador Geraldo José Duarte de Paula participou de sua última sessão na 4ª Câmara Cível do TJMG, nesta quinta-feira, 9, oportunidade em que o magistrado foi homenageado pelo colegas, servidores e familiares. Duarte de Paula completa 70 anos no próximo mês de dezembro, quando se aposenta.

A sessão foi presidida pelo desembargador Dárcio Lopardi, que enalteceu a trajetória do homenageado desde sua formatura pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais e seu ingresso na magistratura, passando pela comarcas de Araçuaí, Teófilo Otoni e Belo Horizonte, e sua promoção para o extinto Tribunal de Alçada, cuja presidência ele exerceu no biênio 2002/2004.

Dárcio Lopardi definiu o colega como homem de alta sensibilidade social e vasto conhecimento jurídico, que “granjeou respeito e admiração entre os seus pares e operadores do direito". Destacou também que Duarte de Paula sempre teve o trabalho como mote de vida e de humildade.
Segundo o presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt, o homenageado deixa uma boa história na magistratura mineira. Para ele, as colocações precisas de Duarte de Paula e a disposição de se expressar e decidir sem medo de errar mostram a firmeza de caráter do desembargador.

Para o presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, o momento retrata o julgador que cumpriu o seu dever. O presidente destacou a presença dos familiares do colega, que alegram ainda mais a celebração, e lembrou de toda a atuação de Duarte de Paula na Associação, sempre com uma palavra amiga e equilibrada. "Com certeza, o amigo ainda contribuirá para a vida jurídica e para o Judiciário mineiro, como fez ao longo da vida. E a Associação estará sempre de portas abertas", afirmou Herbert Carneiro.

O desembargador Duarte de Paula agradeceu o carinho de todos e àqueles que o ajudaram desde o início de sua caminhada ainda menino em Sete Lagoas. De acordo com ele, se neste momento é digno da homenagem dos seus pares, familiares, amigos e servidores, foi porque extraiu de cada um virtudes que não são dele, mas de todos que estiveram ao seu lado. "Aos senhores, devolvo as homenagens e minha eterna gratidão por terem me ensinado a formar meu caráter", disse Duarte de Paula.

Entre outras autoridades, participaram da homenagem o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Fernando Caldeira Brant; o 2º vice-presidente, desembargador Kildare Carvalho; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Antônio Sérvulo; o vice-presidente Legislativo da AMB, desembargador Nelson Missias de Morais; o vice-presidente de Aposentados e Pensionistas da Amagis, Tibagy Salles; os desembargadores Baía Borges, Eduardo Machado Costa, Heloísa Combat, Moreira Diniz, Ana Paula Nannetti Caixeta, Selma Marques, Geraldo Domingos Coelho, Delmival Campos, Jair José Varão, Paulo Cézar Dias, José Geraldo Saldanha da Fonseca.

Trajetória

O desembargador Geraldo José Duarte de Paula nasceu em Sete Lagoas (MG) e formou-se em Direito pela UFMG. Antes de ingressar na magistratura, foi auxiliar de cartório e exerceu a advocacia. Ingressou na magistratura em 1980 e atuou nas comarcas de Brasília de Minas, Araçuaí, Teófilo Otoni, em Belo Horizonte. Presidiu o extinto Tribunal de Alçada de 2002 a 2004.
dsc_0345.jpg