O desembargador Rogério Medeiros tomou posse, no último dia 21 de abril, como sócio-correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes (IHGT).
No discurso, o desembargador exaltou a figura de um importante brasileiro. “Ainda no século 18, ganhou fama o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nascido na Fazenda do Pombal, em nosso território. Celebrizou-se como protomártir da história do Brasil, por sua destemida atuação na Inconfidência Mineira”, afirmou.
Foto: Divulgação
O magistrado também ressaltou a importância de se preservar a história, a tradição e a cultura e, no final agradeceu à entidade pela distinção de ser diplomado como sócio-correspondente do Instituto.
O Instituto foi criado em 19 de janeiro de 1977, em Tiradentes e, tem como objetivo estudar a história local, proteger o patrimônio histórico, artístico, paisagístico, arqueológico, geográfico e cultural da região do Rio das Mortes. Além disso, promove concursos histórico-literários, exposições de arte e seminários sobre a história local.
Currículo
Rogério Medeiros Garcia de Lima é natural de São João del-Rei, onde nasceu em 8 de setembro de 1961. Desembargador do TJMG e doutor em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é professor universitário e sócio-correspondente da Academia de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei.
Para acessar a íntegra do discurso, clique aqui.
Fonte: TJMG