O desembargador José Altivo Brandão Teixeira tomou posse nesta quinta-feira, 6 de agosto, como desembargador-substituto do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Ele ocupou a vaga deixada pelo desembargador Dorival Guimarães Pereira, que se aposentou. A posse ocorreu no início da sessão plenária desta quinta-feira, às 17h30, na Sala de Sessões do Tribunal.

Inicialmente, o desembargador foi saudado pelo presidente do TRE, desembargador Almeida Melo, que destacou ser o empossando “um juiz primoroso, no modelo do desembargador Sérgio Léllis Santiago, com dedicação intensa ao serviço e profundo conhecedor do direito público”. Segundo ele, o “TRE tem hoje uma posse de qualidade”, lembrando ainda a longa trajetória do empossando na Justiça Eleitoral.

O desembargador Brandão Teixeira foi também saudado pelo procurador regional eleitoral, José Jairo Gomes, e pelo advogado Oscar Dias Corrêa Júnior, que falou em nome da OAB. O homenageado agradeceu as saudações, evocando inicialmente o desembargador Sérgio Santiago, “cuja mão me guiou no início da magistratura”. Ele se lembrou também do ex-diretor geral do TRE, Mário Demétrio Barra (já falecido), com quem trabalhou na Justiça Eleitoral quando foi juiz de primeira instância, em Belo Horizonte. O desembargador fez também referência às comarcas do interior onde foi juiz: Porteirinha, Conceição do Mato Dentro e Lavras.

Fonte: TRE-MG