O desembargador federal Miguel Ângelo de Alvarenga Lopes (foto) tomou posse na tarde desta segunda-feira (16) como membro titular da Corte Eleitoral mineira, na classe de magistrado federal indicado pelo Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6).

Ao saudar o homenageado, o desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), afirmou que foi “com muita honra, agraciado com a oportunidade de presidir a sessão solene de posse do primeiro desembargador federal no cargo de titular nesta Corte Eleitoral de Minas Gerais”.

Em nome dos demais membros, o desembargador Ramon Tácio de Oliveira, vice-presidente e corregedor do TRE, saudou o novo integrante da Corte, ressaltando a vitoriosa trajetória do magistrado federal. “Para nós, para esta Casa Eleitoral, é um privilégio supremo recebê-lo, é um momento histórico”, ressaltou.

Destacando as qualidades do empossado, a desembargadora Mônica Sifuentes, presidente do TRF6, enfatizou o simbolismo da posse do desembargador federal. “A posse do desembargador Miguel representa a participação da Justiça Federal e do recém-criado TRF6 nessa engrenagem da Justiça Eleitoral que  tem tanto contribuído para a democracia e para o fortalecimento das nossas instituições”, enfatizou.

Em seu discurso, o empossando agradeceu sua indicação para compor o Tribunal Eleitoral mineiro e disse que seu “objetivo é  fazer cumprir a missão do TRE-MG, e garantir à sociedade que o processo eleitoral seja legítimo confiável e imparcial”.

Presenças

Compuseram a mesa de honra, além da presidente do TRF6, o secretário de estado da casa civil, Marcelo Aro, representando o Governador Romeu Zema; o desembargador Pedro Bernardes, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; o procurador regional eleitoral, Eduardo Morato Fonseca; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, conselheiro Gilberto Diniz e a 2ª Tenente, Cristine Helena de Paula Lima, representando o Comandante da 4ª Região Militar.

Além dos integrantes da Corte Eleitoral, estiveram presentes diversas autoridades, a esposa, os familiares do desembargador empossado e Cassiana Lopes Viana, diretora-geral deste Tribunal.  

Trajetória

O desembargador federal Miguel Ângelo de Alvarenga Lopes assume a vaga deixada pelo juiz federal Guilherme Mendonça Doelher, que encerrou o seu biênio no dia 5 de outubro.

Natural de Belo Horizonte, o empossado, graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989). Exerceu a advocacia de dezembro de 1989 a fevereiro de 1997, tendo sido ainda vereador no município de Nova Era/MG, no período de janeiro de 1989 a dezembro de 1992. Em 28 de fevereiro de 1997, ingressou na magistratura federal em Belo Horizonte (concurso do TRF1), tendo atuado como juiz federal até a promoção para desembargador do TRF6 em setembro de 2022. Foi diretor do Foro da Justiça Federal de primeiro grau em Minas Gerais no biênio 2014/2016.

Fonte: TRE-MG