O desembargador Geraldo Augusto de Almeida, ex-presidente do TRE-MG, foi homenageado na noite desta sexta-feira, 11, com a entrega da Medalha do Mérito Acadêmico Eleitoral Ministro Sálvio de Figueiredo e com a aposição de seu retrato na galeria dos ex-presidentes do Tribunal Eleitoral. A cerimônia foi realizada durante sessão solene no auditório do TRE, em Belo Horizonte, e integrou o encerramento das celebrações dos 10 anos de criação da Escola Judiciária Eleitoral. O presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, participou da solenidade, assim como o presidente eleito da Associação e vice-presidente de Saúde, desembargador Maurício Soares.
Na abertura, o presidente do TRE-MG, desembargador Paulo Cézar Dias, destacou o caráter empreendedor e altruísta do desembargador Geraldo Augusto de Almeida, que presidiu o Tribunal entre junho de 2014 e junho de 2015, e ressaltou que o magistrado contribuiu de modo exemplar para o desenvolvimento da Escola Judiciária Eleitoral e para o engrandecimento de toda a Justiça Eleitoral de Minas Gerais.
Na solenidade, também foi inaugurada a Mostra Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira no hall do prédio do TRE (Avenida Prudente de Morais, 320, Cidade Jardim). A exposição, que conta com o apoio da Escola Nacional de Formação a Aperfeiçoamento de Magistrados, retrata a trajetória do jurista, que foi o idealizador das escolas judiciárias e é o patrono da Escola Judiciária do TRE. A mostra ficará aberta à visitação até o dia 11 de fevereiro de 2016, das 12h às 18h.
Além dos presidentes da Amagis e do TRE-MG e do homenageado da noite, compuseram a mesa de honra o presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt; o vice-presidente e corregedor do TRE-MG, desembargador Geraldo Domingos Coelho; o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Antônio Sérvulo dos Santos; a assessora jurídica institucional da Defensoria Pública do Estado, Raquel Gomes, representando a defensora pública-geral, Christiane Procópio Malard; o desembargador Nelson Missias de Morais, representando a AMB; e o procurador regional eleitoral, Patrick Salgado Martins.