Em reunião realizada nesta quarta-feira, 16 de julho, na sede da Amagis, integrantes das Diretorias da Associação e da Escola Superior da Magistratura Desembargadora Jane Silva (Emajs) deliberaram sobre a nova Direção-Geral da Escola. A sessão foi conduzida pela presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, que comunicou o convite ao desembargador Henrique Abi-Ackel para assumir o cargo. A indicação do magistrado, que fazia parte do Conselho da Escola, foi aprovada. Na ocasião, também foi anunciada a juíza Daniela de Freitas Marques, do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, como presidente da Aedejas, a entidade mantenedora da Escola.

Ao agradecer a confiança, o desembargador destacou o desafio e a responsabilidade de conduzir a escola em sua fase inicial de estruturação. “É uma responsabilidade muito grande assumir a escola nesse momento. A gestão do desembargador Kildare Gonçalves preparou muito o terreno para darmos continuidade agora. Temos alguns planos interessantes. Acho que isso vai agradar muito os nossos associados. Temos muito trabalho a ser feito e eu conto com o restante da Diretoria e com o Conselho”, afirmou. 

Henrique Abi-Ackel falou ainda sobre o trabalho conjunto na Emajs. “Estamos absolutamente à disposição para ouvir qualquer ideia, para desenvolver qualquer projeto, para que possamos ter uma escola plural, de todo mundo e que atenda a Associação. A missão aqui é tornar a escola cada vez mais ampla. Portanto, estamos abertos e à disposição para ouvir quem tiver interesse em contribuir com a Emajs,” declarou.

Por sua vez, a juíza Daniela Marques destacou a importância do novo papel em sua trajetória profissional, ressaltando a missão acadêmica da Escola e seu compromisso com a formação de excelência no campo jurídico. “A oportunidade de participar da Escola da Amagis, para mim, representa o coroamento de uma carreira. A possibilidade de difundir conhecimentos, de trabalhar com diferentes públicos e de promover a aproximação da sociedade com temas atuais e relevantes é algo que me realiza profundamente”, disse.

A juíza também ressaltou a importância da magistrada que dá nome à instituição. “O nome da escola é o nome de uma magistrada extremamente culta e intelectual. A desembargadora Jane Silva, que marcou gerações de magistrados e que foi o exemplo para muitas mulheres na magistratura e na vida acadêmica no estudo de Direito Penal”, afirmou.

 

A presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, agradeceu o desembargador Henrique Abi-Ackel e a juíza Daniela Marques e reafirmou o compromisso da Associação com a formação contínua dos magistrados e magistradas. “A Emajs é um projeto essencial para o fortalecimento da nossa carreira e ambos os colegas reúnem todas as qualidades para liderar esse momento de consolidação. Temos plena confiança no êxito dessa nova etapa”, declarou.

Saiba mais sobre a Emajs, a Escola da Amagis, aqui e os cursos abertos. 

Siga a Emajs no Instagram para ficar por dentro de todas as iniciativas.

Equipe gestora da Estrutura Organizacional da ‘Escola Superior da Magistratura Desembargadora Jane Silva’:

Diretoria:

Diretor-Geral: desembargador Henrique Abi-Ackel Torres
Diretor-Executivo: juiz Richardson Xavier Brant
Diretor de Ensino: desembargador Maurício Pinto Ferreira
Diretor Administrativo: juiz Jair Francisco dos Santos
Diretor Financeiro: desembargador Fábio Torres de Sousa
Coordenação Acadêmica Geral: juiz David Pinter Cardoso

Conselho Gestor:

Diretor-Geral: desembargador Henrique Abi-Ackel Torres
Presidente da Amagis: juíza Rosimere das Graças do Couto
Presidente da Associação Mantenedora da Escola: juíza Daniela de Freitas Marques
Conselheiros: juíza Mônica Silveira Vieira, Juliana Mendes Pedrosa, desembargador Antônio Armando dos Anjos

Estrutura organizacional da Associação Educacional mantenedora da Escola:

Diretoria:

Presidente: juíza Daniela de Freitas Marques
1º Vice-Presidente: juíza Aline Damasceno Pereira de Sena
2ª Vice-Presidente: juiz Alessandro de Abreu Borges
Diretor-Secretário-Geral: juiz Renzzo Giaccomo Ronchi
Diretor-Secretário: juiz Rodrigo de Carvalho Assumpção
Diretor Financeiro-Geral: juiz Aloysio Libano de Paula Junior
Diretor-Financeiro: juiz José Martinho Nunes Coelho

Conselho Fiscal:

Conselheiros efetivos: juíza Lucimeire Rocha; juíza Andréa Barcelos Ferreira Camargos Faria; juiz Matheus Moura Matias Miranda
Conselheiros Suplentes: juiz David Miranda Barroso; juíza Maria Elisa Taglialegna; juiz David Pinter Cardoso