A sessão da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais desta quinta-feira, 19, foi marcada pela despedida de seu presidente desembargador Judimar Biber, que está se aposentando. O presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, abriu as homenagens e falou em seu nome e em nome da Associação dos Magistrados. “Venho fazer um agradecimento especial à Vossa Excelência pela sua trajetória e pela enorme contribuição que deu ao Poder Judiciário nesses 26 anos de Magistratura”, afirmou Alberto Diniz. De acordo com o presidente da Amagis, o momento é de tristeza pela perda do grande desembargador dos quadros do Tribunal mineiro e, ao mesmo tempo, de alegria pelo início de uma nova etapa na vida de Judimar Biber que, agora, terá o descanso merecido. “A palavra é de graditão pelo trabalho realizado. E quero acrescentar que o senhor fará muita falta, e que continuaremos juntos na nossa Associação na construção de uma Magistratura cada vez mais forte”, disse Alberto Diniz.

Em seguida, o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Afrânio Vilela, representando o presidente do Tribunal, desembargador Nelson Missias de Morais, também fez sua homenagem destacando que Judimar Biber Sampaio sempre foi o exemplo do que todos os magistrados devem ter: ética, conduta moral e compromisso com a Justiça. “Vossa Excelência fez tudo o que a sociedade espera de um magistrado e agora descansa com a consciência tranquila, de dever cumprido. Este Tribunal será sempre a sua Casa, e nós, magistrados, sempre nos espelharemos no senhor”, afirmou.

A 2ª vice-presidente do Tribunal e superintendente da Ejef, desembargadora Áurea Brasil, também participou da sessão de homenagem ao desembargador Judimar Biber e manifestou o brilhantismo do magistrado em sua atuação. “O senhor sempre foi uma referência para mim enquanto pessoa e magistrado”, disse.

A 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Mariângela Meyer, desejou êxito na nova etapa da vida do magistrado e agradeceu pelo legado que deixa ao Judiciário mineiro.

O desembargador Jair Varão falou em nome dos integrantes da 3ª Câmara Cível, agradeceu ao magistrado presidente da Câmara pelos ensinamentos destacando que é unânime a opinião dos colegas desembargadores sobre a lealdade, o destemor e a responsabilidade de Judimar Biber, “filho de um dos melhores presidentes que essa Casa já teve”, disse Jair Varão, referindo-se ao pai do desembargador Judimar, Gudesteu Biber Sampaio, ex-presidente do TJMG.

Demais magistrados presentes, membros do Ministério Público e da OAB-MG também aderiram às manifestações de homenagem ao magistrado que se despede.

Agradecimento

“Vou ser juiz por toda minha vida, apenas me despeço da atividade jurisdicional, extremamente estressante e cansativa”, afirmou Judimar Biber ao fim das homenagens. Ele agradeceu a todas as manifestações, que classificou como palavras de grandes amigos, com os quais convive há mais de vinte anos. “Estou muito surpreso e grato com todas as homenagens de pessoas tão queridas aqui presentes que fizeram muita diferença na minha carreira. Todos vocês foram muito importantes em toda minha caminhada”, disse ele.

Natural de Curvelo, Minas Gerais, Judimar Martins Biber Sampaio formou-se em Direito pela PUC- Minas, em 1988. Entrou para a magistratura em 1993 e passou pelas Comarcas de Itamogi, Porteirinha, Ituiutaba e Belo Horizonte. É desembargador do TJMG desde dezembro de 2006.