O desembargador mineiro Nepomuceno Silva, vice-diretor da Escola Nacional da Magistratura (ENM) e vice-presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), representará a ENM no Seminário Latino-Americano “Desafíos del Derecho Frente al Cambio Climático”, que será realizado em Lima, no Peru, nos dias 18 e 19 de novembro.
Indicado para representar os juízes brasileiros pelo presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juiz Mozart Valadares, e pelo diretor da ENM, Eladio Lecey, o desembargador Nepomuceno ressalta a importância do debate. “O intercâmbio é necessário para a uniformização de critérios. O direito ambiental não pode ser estudado nacionalmente, é uma questão internacional. Não é sem razão que vários países vão se reunir em Copenhague para rediscutir a temática, como já se fez em Kyoto”, disse.
Nepomuceno Silva vai presidir a mesa da conferência de juízes brasileiros e peruanos, no dia 18/11, que tem como tema “Novos paradigmas da atuação judicial”. Segundo ele, sua participação no encontro representa o reconhecimento da força de Minas Gerais. Ainda de acordo com o desembargador, o debate trará colaborações. “Pretendo trazer com essa participação uma contribuição para o aprimoramento da visão maximalista na atuação judicial frente ao gravíssimo problema ambiental”, afirmou.
O presidente da Amagis, juiz Nelson Missias de Morais, destacou a participação do desembargador na Escola. “A presença do desembargador Nepomuceno na Escola Nacional da Magistratura é um orgulho para os magistrados mineiros. Sua competência, reconhecida pelos mineiros, passou a ser de âmbito nacional”, disse.