O desembargador Kildare Carvalho toma posse, no próximo dia 4, como membro da Academia Mineira de Letras Jurídicas.
Natural de Bom Sucesso, Kildare Carvalho presidiu o TRE-MG entre os anos de 2010 e 2012, foi vice-presidente e corregedor do TRE-MG, juiz do extinto Tribunal de Alçada de Minas Gerais e membro do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional. Formou-se em Direito pela UFMG no ano de 1973 e é desembargador do TJMG desde 2000.

A solenidade de posse na Academia será realizada no Automóvel Clube de Minas Gerais, em Belo Horizonte, às 20h do dia 4 de junho.

História

Em 1984, por iniciativa do Professor Lourival Vilela Viana, Diretor da UFMG, criou-se, ainda que sonhadoramente, a Academia Mineira de Direito, congregando ilustres juristas, em sua maioria professores da Casa de Affonso Penna. Após alguns anos, por iniciativa de Sálvio de Figueiredo Teixeira, surge a ideia do “renascimento”, da instituição, agora sob o nome de Academia Mineira de Letras Jurídicas. Foram feitas, então, reuniões em escritório da Raja Gabaglia, com as presenças de Adhemar Maciel, José Alfredo Baracho, Sálvio de Figueiredo, Raul Machado Horta, Celso Cordeiro Machado, Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza e Arnaldo Oliveira (Editora Del Rey).

Seguiu-se em dezembro de 2001, no Minas I, histórica reunião, com a ativa participação de Sálvio de Figueiredo, Wille Duarte Costa, Ernane Fidelis, Aristoteles Atheniense, Ricardo Malheiros Fiuza e Arnaldo Oliveira . Assim, renasceu, “rebatizada”, a Academia Mineira de Letras Jurídicas, tendo como 1º presidente, o benemérito Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, e como secretário-geral, o eficiente Professor Wille Duarte Costa. (* Com informações da Academia Mineira de Letras Jurídicas)