O desembargador Moacyr Lobato colaborou na coletânea Temas de Direito da Insolvência – Estudos em homenagem ao Professor Manoel Justino Bezerra Filho. A obra será lançada hoje, 13 de dezembro, a partir das 18h, no Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp). Exemplares também podem ser adquiridos pela internet. Mais informações pelo telefone (11) 3106-8015 ou pelo e-mailiasp@iasp.org.br.

A obra reúne artigos de vários estudiosos dos temas relacionados ao chamado direito concursal. Entre os autores, figuram o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça Sidnei Beneti; os desembargadores Manoel de Queiroz Pereira Calças, presidente eleito do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), e Carlos Alberto Garbi; o advogado Marcelo Vieira Von Adamek, presidente da Associação dos Advogados de São Paulo; a professora e jurista Sheila Christina Neder Cerezetti, da Universidade de São Paulo (USP).

noticia-livro.jpg

Em seu trabalho, intitulado “Limites da atuação jurisdicional nos processos de recuperação de empresas”, Moacyr Lobato aborda aspectos da justiça empresarial. Segundo o desembargador, o assunto é de real interesse dos magistrados, porque cada vez mais disputas dessa natureza são apresentadas ao Judiciário.

Moacyr Lobato é desembargador do TJMG desde junho de 2012. Tem diversas publicações jurídicas, enfocando falências e recuperações judiciais, direito societário e direito penal. Além de ex-ouvidor do Tribunal de Justiça (2015-2016), foi procurador do Estado de Minas Gerais, secretário adjunto e secretário da Secretaria de Estado de Defesa Social e controlador-geral do Estado.

Atuou, além disso, na área acadêmica, como docente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Minas Gerais, da Faculdade de Direito Milton Campos e da Universidade de Itaúna.

Homenageado

Manoel Justino Bezerra Filho é desembargador aposentado do TJSP. Doutor e mestre em direito comercial e especialista em filosofia e teoria geral do direito, pela USP, lecionou na Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, na Escola Paulista da Magistratura e em várias outras outras instituições de ensino. Possui ainda uma extensa produção bibliográfica no ramo do direito.

Fonte: TJMG