O desembargador Moacyr Lobato de Campos Filho, integrante da 21ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), lançou o livro “Vulnerabilidade dos Créditos Quirografários na Recuperação Judicial - Análise comparativa com o modelo da concordata no direito concursal brasileiro”. A cerimônia de lançamento que contou com a presença de presença de colegas da magistratura, familiares e amigos do autor, foi realizada nesta segunda-feira (26), na sede da Amagis.

Publicado pela Editora Del Rey, o livro tem prefácio do ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha e apresentação da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia Antunes Rocha.

Prestigiando o lançamento, o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, parabenizou o desembargador Moacyr Lobato e afirmou ser uma satisfação para a Associação recepcionar o lançamento da obra. Também presente no lançamento, estiveram a juíza Rosimere das Graças do Couto (vice-presidente Administrativa), além dos ex-presidentes, os desembargadores Nelson Missias de Morais e Alberto Diniz Junior, entre outros magistrados, familiares, amigos e alunos do autor.

O desembargador Moacyr Lobato afirmou ser motivo de muita alegria lançar o livro na sede da Amagis e espera que a obra seja uma “considerável contribuição para aprofundamento dos estudos na área de insolvência empresarial”. O magistrado falou sobre o processo de elaboração dos estudos para o livro e o desenvolvimento do material que foi realizado durante o período de pandemia. “O livro é resultado de uma tese de doutoramento. Naquele período de muito isolamento, eu tive a oportunidade de refletir, escrever e avançar nessa matéria”, disse.

A obra pode ser adquirida no site da Editora Del Rey (clique aqui).

Moacyr Lobato de Campos Filho é desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, com assento na 21ª Câmara Cível. Doutor em Direito Privado pela PUC Minas; Mestre em Direito Comercial pela UFMG e Pós-Graduado em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É professor de Direito Empresarial na Faculdade Mineira de Direto e Professor convidado do programa de Pós-Graduação da mesma faculdade (PUC Minas). Atua como Secretário-Geral da Escola Nacional da Magistratura - ENM da Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB. Atual Coordenador Adjunto do CEJUSC empresarial (TJMG). Foi o primeiro coordenador do curso de pós-graduação em Direito Empresarial com ênfase em falência e recuperação de empresas da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes - EJEF do TJMG. É ainda membro do Grupo de Trabalho do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP, para adoção de boas práticas nos processos de falência e recuperação de empresas e membro do Conselho Superior do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG).

Acesse aqui a galeria de fotos.