O ex-presidente do TJMG e da Amagis, desembargador Nelson Missias de Morais teve o retrato inaugurado na galeria de fotos dos ex-presidentes do Tribunal. O magistrado esteve à frente do Tribunal no biênio 2018-2020.

A solenidade, realizada na tarde de hoje, 5/9, contou com a participação de autoridades, amigos e familiares do homenageado

O presidente da Associação, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, e a vice-presidente administrativa, juíza Rosimere das Graças do Couto, prestigiaram a cerimônia.

O evento contou com a participação do presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; do 1º vice-presidente, Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa, do 2º vice-presidente, Renato Luís Dresch; do corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, do presidente do TRE-MG, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, além de autoridades dos poderes Legislativo e Executivo.

Para o presidente da Amagis, a inauguração da foto do desembargador Nelson Missias tem um significado muito especial, pois eterniza e marca sua profícua atuação à frente do Tribunal. "Nelson Missias é um dos grandes líderes da Magistratura nacional. Sua gestão à frente do Tribunal teve a marca da excelência. Um trabalho extremamente profícuo, desenvolvido juntamente com seus colegas de Direção", afirmou Luiz Carlos Rezende e Santos.

Em seu discurso, o desembargador Nelson agradeceu o apoio da família “sempre presente, apoiando e incentivando, como o meu pai Agostinho, a minha saudosa mãe Luzia, tirada do nosso convívio pela Covid. A minha companheira de vida Heloisa e os meus filhos Thiago e Bruno, a quem rendo também a minha gratidão eterna pela compreensão das angústias e das ausências. Vocês são os meus amores e a grande razão da minha vida!”

Fazendo um agradecimento aos companheiros de sua gestão, os desembargadores Afrânio Vilela (1º vice-presidente), Áurea Brasil, (2ª vice-presidente), Mariangela Meyer, (3ª vice-presidente) e José Geraldo Saldanha da Fonseca (corregedor-geral de justiça), o ex-presidente afirmou que o retrato não deveria estar solitário, mas rodeado de muitos outros, pois foi uma gestão solidária e compartilhada. “Sintam-se todos representados, caros Vice-Presidentes, porque foi juntos que pudemos devolver estabilidade ao Tribunal, após um período de infortúnio causado pela enfermidade do amigo Herbert Carneiro”.

Mais adiante, o desembargador fez um balanço das principais atuações ao longo de sua gestão, como implantação do Processo Judicial Eletrônico e do Programa de Integridade, investimentos na área da comunicação, além de fortalecimento das Apacs.

Finalizando, Nelson Missias fez um agradecimento ao presidente do TJMG pela realização da cerimônia e afirmou: Preservemos nossa história e prossigamos construindo-a com serenidade e amor no coração.

Leia aqui o discurso na íntegra.

De acordo com o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, a inauguração da foto serve para “reverenciar a nossa história e respeitar os que vieram antes de nós. Isso é um exercício imprescindível para que Corte Mineira caminhe de maneira harmoniosa e pacífica, honrando os seus 150 anos de história. Em nome do Poder Judiciário Mineiro, agradeço ao ex-presidente Nelson Missias pela dedicação ao Tribunal”.

Sobre o desembargador

Natural de João Pinheiro/MG, Nelson Missias de Morais é desembargador do TJMG desde 2010. Atualmente é Membro da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais; Professor de Direito Penal e Processual Penal do Curso de Formação Inicial de Juízes Substitutos da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF); Diretor do Instituto de Ciências Penais do Estado de Minas Gerais e Diretor-Presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM).