O desembargador José Nepomuceno da Silva receberá às 20h de hoje, 31, na Câmara Municipal de Bom Despacho, o título de cidadão honorário da cidade. Além de familiares e amigos, a cerimônia será acompanhada por autoridades locais.
A relação do magistrado com o município começou em 1967 e seus laços afetivos ficaram cada vez mais sólidos pelo fato de sua esposa, Lúcia Angélica Diniz Nepomuceno, ser natural da cidade. Para o magistrado, a concessão do título sela de vez essa relação e representa o reconhecimento da história de amizade com a cidade.
O presidente da Amagis, juiz Bruno Terra, destacou qualidades do homenageado. “O desembargador Nepomuceno Silva é, além de um grande desembargador, pessoa que cumpre exemplarmente com todas as obrigações funcionais, um homem de rara qualidade. Poucos se igualam ao desembargador Nepomuceno em humanismo, em saber ouvir, em saber atender, enfim, em ser um cidadão completo. Bom Despacho o reconhece como Minas Gerais inteira deve reconhecê-lo. É um homem da magistratura mineira, é um homem da cidadania mineira, é, por fim, um grande amigo que ilustra com sua proximidade a biografia dos que tem a felicidade de tê-lo em seus círculos” disse.
O vice-presidente Sociocultural-Esportivo, juiz Maurício Soares, lembra da ligação próxima do desembargador com a cidade. “A Câmara Municipal acertou ao eleger o nome do homenageado que além de ter uma ligação muito próxima com a cidade é merecedor do título, já que é uma pessoa de destaque e que muito tem contribuído para o Poder Judiciário de Minas Gerais e também para a cidade de Bom Despacho”, afirmou.
Para o ex-presidente da Amagis, desembargador Nelson Missias, hoje assessor especial da presidência, Bom Despacho faz homenagem a um homem merecedor. “Essa é uma justiça que se faz ao desembargador Nepomuceno uma vez que o carinho e apreço que ele tem para com Bom Despacho ele não esconde de ninguém. O desembargador Nepomuceno é uma das mais extraordinárias figuras do Judiciário mineiro e por que não dizer brasileiro? Ele é uma referência para todos nós: é um homem que ajudou a construir a boa imagem do nosso Poder Judiciário, portanto essa é uma homenagem que se faz a um homem merecedor.”
O assessor especial da presidência, desembargador Doorgal Andrada, também ex-presidente da Amagis, destacou o fato do desembargador Nepomuceno ser uma figura de destaque na magistratura. “O desembargador Nepomuceno sempre foi um nome destacado na magistratura mineira pela competência, pelo dinamismo e pela sua contribuição ao engrandecimento do Judiciário mineiro. Portanto são justas todas as homenagens que vem recebendo ao longo dos anos, confirmando todo o valor profissional que ele sempre mostrou e que faz com que todos nós o admiremos.”
O desembargador Reynaldo Ximenes, assessor especial da presidência da Amagis, ressaltou que o desembargador Nepomuceno engrandece qualquer município que o tem como filho. “Ele tem uma atuação intensa não só no seio da magistratura, mas também em todas as áreas importantes da comunidade como é o caso do futebol, da sua ligação com os meios públicos e eleitorais – ele que é um dos melhores ou o melhor especialista em Direito Eleitoral aqui em Minas Gerais. Eu fico muito feliz em compartilhar da alegria pela homenagem que ele recebe hoje ressaltando, sobretudo, que essa homenagem deve tocar fundo o seu coração, pois é a terra natal de sua esposa Lúcia”, disse.
Para o vice-presidente de Aposentados e Pensionistas, desembargador Tibagy Salles, Nepomuceno se dedica demais às cidades que ele tem no coração. “Pelo contato que tenho com ele eu posso dizer que ele deve estar muito feliz por se tornar cidadão honorário de Bom Despacho. É verdade que são inúmeras as cidades que tem prestado homenagens a ele, mas esta, por estas razões de ordem pessoal, torna-se muito importante. Para ele meus parabéns porque ele merece muitas homenagens”, concluiu.
Foto: Homenagem feita pela Amagis ao desembargador Nepomuceno Silva, em 2009.