O desembargador José Nepomuceno Silva, presidente do Conselho Deliberativo da Amagis, foi homenageado, no dia 8 de abril, pela Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente (Abrampa), por seus relevantes serviços prestados à divulgação e efetividade do Direito Ambiental. A solenidade foi realizada no auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa do Governo de Minas Gerais.
Em seu discurso, o homenageado lembrou o livro infantil “O Menino de Dedo Verde”, exaltando aos promotores o compromisso dessa história e que eles se espelhem nela. “Foi uma homenagem muito linda. Meu sentimento é de gratidão, porque fui escolhido pelos vanguardistas do Direito Ambiental para receber esta homenagem em nome de toda a magistratura”, disse.
O presidente da Amagis, juiz Bruno Terra, destacou a importância desta homenagem. “Nepomuceno é, para mim, mais do que um grande magistrado, é também um grande amigo. A homenagem recebida representa o reconhecimento universalizado de sua importância como estudioso, divulgador e militante do Direito Ambiental, cujo proceder é exemplo para todos nós”, disse.
O desembargador Nelson Missias de Morais, ex-presidente da Amagis e secretário-geral da AMB, esteve presente e afirmou ter sido esta uma das homenagens mais justas que presenciou em toda a sua carreira. “Os membros do Ministério Público de todo o Brasil reunidos no congresso, em Belo Horizonte, prestaram uma homenagem emocionante a um também emocionado homenageado. Foi na verdade um belo espetáculo”, disse.
O desembargador Reynaldo Ximenes, ex-presidente da Amagis e assessor especial da presidência, também ressaltou ter sido a homenagem uma das mais justas e corretas já prestadas. “Nepomuceno Silva é um estudioso do Direito e muito preocupado com o meio ambiente, tanto que, hoje, é referência em Minas Gerais nesta área, além de, todos os anos, realizar uma pesca ecológica, demonstrando que se deve cuidar do que a Terra produz”, afirmou.