Em solenidade realizada na noite desta quinta-feira, 16, na Livraria Del Rey, em Belo Horizonte, o desembargador Nepomuceno Silva lançou dois livros: “Compêndio das Etapas do Processos Eleitoral” e “Reflexões de um Magistrado”. O evento contou com a presença maciça de vários segmentos da sociedade mineira, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e membros da diretoria da Amagis, entre eles o presidente juiz Bruno Terra.
Na primeira obra, o magistrado trata da legislação eleitoral, desde as convenções partidárias até a apuração, que vem acompanhada de vasta jurisprudência. “Procurei inserir a etapa da prestação de contas, que hoje é o calcanhar de Aquiles de todo aquele que milita nessa área. Muito político, por desconhecer a legislação eleitoral, encontra-se envolvido e sujeito até à perda de mandato ou de direitos políticos por não saber exatamente a extensão da lei”, disse o magistrado.
Na segunda publicação, “Reflexões de um Magistrado”, o desembargador reuniu artigos, crônicas, poemas e discursos que retratam sua trajetória de vida. Segundo o professor Ricardo Fiúza, que escreveu o prefácio do livro, suas reflexões são o espelho de sua personalidade. Ambos os livros foram publicados pela Editora Del Rey.
Nepomuceno Silva é desembargador aposentado do TJMG e presidente do Conselho Deliberativo da Amagis; mestre em Direito Público pela Universidade de Franca-SP e professor de Direito Eleitoral e Ambiental.