sitenilsonreis.jpg

Uma sessão emocionada marcou hoje (13) a despedida do desembargador Nilson Reis na 2ª Câmara Cível do TJMG. Ele se aposentará compulsoriamente no próximo dia 02 de fevereiro e nesta terça-feira participou de sua última sessão.

Os presentes manifestaram apreço ao magistrado durante a despedida, com palavras de agradecimento e admiração. O desembargador Roney Oliveira, presidiu a sessão e agradeceu a contribuição de Nilson Reis ao Poder Judiciário. “Vossa excelência conquistou seu lugar de grande magistrado e deve continuar a freqüentar essa Casa. Não podemos abrir mão dos seus serviços. Desejo a vossa excelência felicidades e agradeço pelos serviços prestados ao Poder Judiciário, que soube como poucos engrandecer. Agradeço também o exemplo de amor ao trabalho e de desapego às coisas materiais”, afirmou.

O filho do desembargador, advogado Nilson Reis Júnior, prestou homenagem ao pai e falou em nome de toda família. “Todos sabemos que, a partir do nascimento, a vida nos propicia missões, e o senhor vem há muito cumprindo fielmente e com competência, independência e brilhantismo as que lhe foram delegadas por Deus. O senhor encerra com louvor mais uma missão com a imagem permanente de paz em sua consciência. Outras missões estão por vir, pois o senhor é daquelas pessoas incomuns enviadas por Deus para fazer o bem, indicar rumos, alimentar ideais, conceder forças, emprestar virtudes e passar seu legado para influenciar a conduta dos semelhantes”, afirmou.

O desembargador Nilson Reis agradeceu a presença de todos e afirmou estar surpreso com tamanha homenagem. “Encerro hoje por imposição legal, mas convicto de que atingi minha vocação e alcancei meu ideal na tranquilidade da consciência e no espírito de minha alma, pois cumpri a missão que em juramento prestei em minha posse. Aos meus colegas magistrados, que se desdobram de forma gigantesca e até mesmo sobre-humana para o exercício da atividade jurisdicional do estado, agradeço eternamente a companhia, o convívio, a amizade, a alegria, o diálogo permanente, o respeito, o estímulo e o apoio presente em todos os momentos da vida de julgador que julga e decide”, disse o magistrado.

Os servidores do cartório da 2ª Câmara Cível e do gabinete do desembargador Brandão Teixeira também homenagearam o desembargador Nilson Reis oferecendo duas placas.

Estiveram presentes os desembargadores Roney Oliveira, que presidiu a sessão, Jarbas Ladeira, Carreira Machado, Brandão Teixeira, Caetano Levi Lopes, Eduardo Andrade, Armando Freire, Geraldo Augusto, Francisco Figueiredo e Lucas Sávio Gomes, além de representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais, servidores, familiares e amigos do magistrado.

Nilson Reis nasceu em Cristais, no Centro Oeste de Minas. Formou-se em Direito em 1964, pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Ingressou na magistratura em 1974, ano em que foi nomeado juiz de Direito da Comarca de Campina Verde, no Triângulo Mineiro. Pediu exoneração do cargo de juiz para exercer a advocacia. Retornou a magistratura, em junho de 1997, pelo quinto constitucional, representando a OAB, tendo tomado posse como juiz do extinto Tribunal de Alçada de Minas Gerais. Ocupa o cargo de desembargador do TJMG desde setembro de 2001.

nilsonreis1.jpgnilsonreis2.jpg
nilsonreis3.jpgnilsonreisfilho.jpg