O desembargador Octávio Augusto De Nigris Boccalini tomou posse, na tarde desta segunda-feira, 22, no cargo de desembargador membro substituto da Corte Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), em sessão virtual.
O presidente do TRE-MG, desembargador Alexandre Victor de Carvalho, disse ser um grande orgulho dar posse ao desembargador Octavio Augusto De Nigris Bocallini, excelente magistrado, que tem muito a oferecer ao Tribunal e que retorna agora à Casa na qual já autou, agora na condição de desembargador.
Além disso, o presidente do TRE-MG fez um balanço do período em que exerceu a Vice-Presidência e Corregedoria do Tribunal, quando buscou dar celeridade, transparência e eficiência à prestação jurisdicional. E também destacou que assume o Tribunal em um momento atípico para a sociedade e que irá requerer criatividade e compromisso.
O vice-presidente e corregedor, desembargador Marcos Lincoln, parabenizou o empossando e agradeceu a todos que depositaram a confiança em sua atividade.
O presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, também parabenizou a nova Diretoria do TRE-MG e disse que a posse do desembargador Octavio Augusto De Nigris Bocallini engrandece o Tribunal, "pois se trata de magistrado altamente qualificado e de reconhecida competência, que, com certeza, desenvolverá um trabalho de excelência na nossa Justiça eleitoral mineira."
Todos os membros da Corte Eleitoral fizeram votos de sucesso e de uma profícua gestão à nova diretoria do TRE-MG, que tomou posse no dia 18 de junho, destacando ser uma diretoria muito bem preparada, com uma experiência que muito engrandecerá a Casa.
Além disso, parabenizaram o desembargador Octávio Augusto De Nigris Boccalini, desejando êxito nessa nova etapa.
O desembargador Octávio Boccalini parabenizou a nova direção do Tribunal e disse ser uma honra compor o TRE-MG, de tantas tradições e de compromissos em assegurar à sociedade a consolidação de princípios morais, éticos e jurídicos.
Trajetória
O desembargador Octavio Augusto de Nigris Boccalini é graduado em Direito pela Universidade Católica de Direito de Santos/SP – Unisantos, em 1984. Mestrando em Processo Civil pela PUC Minas. Foi juiz nas Comarcas de Silvianópolis, São Gonçalo do Sapucaí, Pouso Alegre, João Pinheiro, Espinosa, Monte Azul, Itajubá e Belo Horizonte. Compõe também o Conselho da Magistratura do TJMG (biênio 2020/2022). Atualmente, é superintendente de Gestão Predial do TJMG. Integra a Magistratura mineira há 30 anos, dos quais 12 anos também dedicados à Justiça Eleitoral. Veja o currículo completo aqui.