O vice-presidente e corregedor-eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Octavio Boccalini, esteve nesta quinta-feira, 23/3, na sede do Tribunal Superior Eleitoral em Brasília, quando se reuniu com o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves. Durante a visita, da qual participaram corregedores-eleitorais, magistrados e representantes da Justiça Eleitoral de todo o País, foram tratados temas referentes ao 51º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil (CCORELB), que acontecerá nos dias 25 e 26 de maio, na cidade de Macapá, capital do Amapá, com a garantia da participação do ministro Benedito Gonçalves.

Participaram da reunião com o corregedor-geral da Justiça Eleitoral ministro Benedito Gonçalves, além do desembargador Octavio Boccalini, o vice-presidente e corregedor do TRE/PB, desembargador Leandro dos Santos; o vice-presidente e corregedor do TRE/SP, desembargador Silmar Fernandes; a vice-presidente e corregedora do TRE/MT, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho; o vice-presidente e corregedor do TRE/PR, desembargador Fernando Bodziak; a secretária da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral do TSE, Roberta Maia Gresta; a secretária da Corregedoria do TRE/PB, Vanessa Melo do Egypto; a secretária da Vice-Presidência e Corregedoria do TRE/MG, Cassiana Lopes Viana; a secretária da Corregedoria do TRE/PR, Mônica Miranda Gama Monteiro; a coordenadora de Assuntos Judiciários da Corregedoria do TRE/PR, Silvia Albuquerque Medici Metri; a coordenadora de Supervisão e Orientação da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral do TSE, Michelle Pimentel Duarte; e o secretário da Corregedoria do TRE/SP, André Luiz Pavim.

Octavio Boccalini é vice-presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil, secretário de Assuntos da Justiça Eleitoral da AMB e diretor de Patrimônio da Amagis. 

TSE

Após a reunião, o desembargador Octavio Boccalini, acompanhado do ministro Benedito Gonçalves, e dos ministros do TSE Sérgio Silveira Banhos, Raul Araújo Filho, Carlos Bastilde Horbach, e André Ramos Tavares, visitou o presidente do TSE Ministro Alexandre de Morais, quando trataram, entre outros assuntos, da importância das corregedorias eleitorais para a garantia da lisura e da transparência dos processos eleitorais.

 

Encontro

O 51º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil acontecerá, pela primeira vez, na cidade de Macapá. Tradicionalmente, o Colégio realiza dois encontros anuais dos quais participam os corregedores-eleitorais dos Tribunais Eleitorais de todo o País, membros do colegiados, juízes auxiliares e servidores e ministros do TSE.

Entre os assuntos que serão abordados no 51º Encontro estão a segurança nas eleições de 2024, a autonomia financeira das corregedorias e o apoio à inclusão do Direito Eleitoral como disciplina obrigatória na graduação. O objetivo do Encontro é ampliar os debates sobre ideias e inovações para a atuação das Corregedorias Eleitorais. A primeira edição de 2023 aconteceu em janeiro, em Forlaleza (CE), e contou com a participação do desembargador Octavio Boccalini.