Nesta terça-feira (10), em sua última sessão de julgamentos à frente da Corte Eleitoral, o presidente do TRE-MG, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, foi homenageado pela instituição, recebendo o “Colar do Mérito da Justiça Eleitoral de Minas Gerais Elvira Komel”. Além da insígnia, recebeu das mãos do atual vice-presidente, desembargador Ramom Tácio de Oliveira, uma placa de reconhecimento pelos trabalhos realizados à frente do Tribunal. A cerimônia aconteceu na Sala de Sessões do TRE-MG e foi transmitida pelo YouTube.
Ramom Tácio, que assumirá a Presidência do Tribunal no próximo dia 14 de junho (sexta-feira), recebeu uma placa de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido à frente da Corregedoria Eleitoral, especialmente pelo apoio e orientação aos juízes eleitorais e servidores.
Em seu pronunciamento, o desembargador Ramom Tácio prestou suas homenagens ao presidente Octavio Boccalini, afirmando não ter palavras para condensar todos os feitos por ele realizados. Agradeceu a homenagem que lhe foi conferida e ainda, agradeceu aos companheiros de Corte pela confiança e a todo o corpo de servidores e colaboradores do TRE pelo apoio que sempre lhe dispensaram.
O desembargador federal Miguel Angelo, em nome da Corte, saudou os homenageados, que nesta oportunidade se despedem dos cargos que atualmente ocupam. Elogiou a serenidade do desembargador Octavio Boccalini e o legado por ele deixado. “ Vossa Excelência trouxe luzes para essa Casa e deixa um precioso legado para toda a Justiça brasileira”, disse.
Em seu pronunciamento, o procurador regional eleitoral substituto, Tarcísio Humberto Parreiras Henriques, destacou as qualidades pessoais e profissionais dos dois homenageados, reconhecendo a dedicação do desembargador Octavio Boccalini na condução do Tribunal. “ Vossa Excelência soube conduzir esse Tribunal e bem cumprir vossos ônus constitucionais”, afirmou.
O advogado Mauro Bonfim, em nome da OAB, agradeceu a passagem do desembargador Octavio Boccalini pela Corte Eleitoral mineira. Disse que o presidente “ Deixou pegadas firmes, mas também serenidade na condução desta Corte”.
O secretário de gestão de pessoas, Antônio Neto, em nome dos servidores, homenageou o presidente que se despede, lembrando vários frutos que foram colhidos em prol da instituição e da sociedade.
Emocionado, o desembargador Octavio Boccalini agradeceu a Deus, à família, pais, esposa e filhos. Expressou, na pessoa do desembargador Ramom Tácio, toda sua gratidão pela confiança que lhe foi depositada em atuar perante esta Corte Eleitoral.
Estiveram também presentes à solenidade, os membros da Corte Eleitoral, o juiz auxiliar da vice-presidência e corregedoria regional eleitoral, Paulo Roberto Maia Alves Ferreira, a diretora-geral, Cassiana Lopes Viana, Maria Sandra Cordeiro Azevedo Freire, secretária da vice-presidência e corregedoria regional eleitoral, advogados, servidoras e servidores deste Tribunal.
Fonte: TRE-MG