A Assembleia Legislativa de Minas Gerais homenageou o presidente do TRE-MG e presidente do Colégio de Presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, com a entrega do Título de Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais e com a Medalha do Mérito Legislativo.
A solenidade aconteceu nesta segunda-feira, 18/3, e contou com a presença de diversas autoridades entre elas o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, a vice-presidente da Associação, juíza Rosimere das Graças do Couto; o vice-presidente de Saúde, juiz Jair Francisco dos Santos; além de magistradas e magistrados integrantes da Corte Eleitoral e do Judiciário mineiro.
A deputada Maria Clara Marra, autora do requerimento da homenagem, destacou o reconhecimento dos integrantes do Parlamento à dedicação e atuação do Poder Judiciário e afirmou que “em nome dos mineiros, agradecemos sua escolha de ter dedicado sua vida profissional em nosso Estado e te acolhemos como o mais novo cidadão que fez por merecer todo o reconhecimento dessa casa legislativa”, afirmou.
O presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite, falou da honra em conceder a Octavio Boccalini o Título. “Não tenho dúvida de que a homenagem é justa para sua história e pelo trabalho que fez e faz pelo nosso Estado”, disse.
O presidente da Amagis parabenizou o desembargador Boccalini. Segundo ele, “a honraria não apenas reconhece sua destacada atuação jurídica, mas celebra seu comprometimento e contribuição para com a sociedade mineira”, afirmou.
Octavio Boccalini agradeceu as palavras e a homenagem, que segundo ele, nunca será esquecida. “São Paulo me deu vida, e Minas me deu propósito. Os dois estados compõem quem sou e minhas circunstâncias. Sem jamais negar minha origem, sou, agora também, destino em alma mineira”, afirmou.
Nascido em São Paulo (SP) Octavio Boccalini, ingressou na magistratura mineira em 1993, tornando-se desembargador no TJMG em 2014. Preside o TRE-MG desde 15 de junho de 2023. Foi vice-presidente e corregedor regional eleitoral do Tribunal mineiro. É presidente do Colégio de Presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais. É diretor de Patrimônio da Amagis desde 2022.