Na noite desta quinta-feira, 5 de dezembro, o desembargador Ramom Tácio de Oliveira, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), foi agraciado com o título de cidadão honorário de Belo Horizonte. A homenagem, realizada na Câmara Municipal da capital mineira foi proposta pelo vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares.
A cerimônia foi prestigiada por diversos magistrados, amigos e familiares do desembargador. O vice-presidente de Saúde da Amagis, juiz Jair Francisco dos Santos, esteve na solenidade representando o presidente da Associação, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos.
O desembargador destacou a importância da coletividade no trabalho da Justiça e refletiu sobre o significado da homenagem. “É um privilégio grandioso, não só para mim, mas também para aquelas pessoas que trabalham comigo. É um prêmio meu, da família e da Justiça como um todo”, afirmou.
Nascido em Felixlândia, Ramom Tácio também fez questão de ressaltar o vínculo especial que construiu com Belo Horizonte, cidade que sempre sonhou em chamar de lar. “Sempre sonhei em morar em Belo Horizonte. Depois, em ser alguém aqui em Belo Horizonte. E hoje, para minha satisfação, para minha alegria, eu sou um alguém, filho dessa terra que eu sempre sonhei em um dia viver”, declarou.
O desembargador também destacou o papel do TRE-MG e reforçou a integração com o Parlamento, descrito como a “caixa de ressonância do povo”. Segundo ele, ambas as instituições compartilham a missão de construir uma sociedade mais humana e solidária.
A homenagem ganhou um toque especial com a música, uma das grandes paixões do desembargador. Durante a solenidade, ele apresentou canções ao lado dos filhos Henrique e Luiza, interpretou a música “Infinito”, composta por sua esposa Luciana Mello, e encerrou convidando o presidente da Câmara, vereador Gabriel Azevedo, para uma performance de “What a Wonderful World”.
Para Ramom, a música e a Justiça compartilham uma essência comum: a promoção do bem-estar das pessoas. “A justiça é aquilo que se faz para diminuir o sofrimento das pessoas. Então nós lutamos no dia a dia, tudo voltado para essa missão. Ou seja, valorizar, fazer com que haja um mundo melhor para as pessoas. E a música também trabalha nessa mesma toada”, refletiu.
O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, afirmou ser uma honra para o Tribunal de Justiça ter mais um de seus ilustres e desembargadores recebendo essa honraria. “O Desembargador Ramon é uma referência no nosso tribunal, em todos os sentidos, como pessoa muito trabalhadora, como um desembargador respeitado por seu conhecimento jurídico. Teve uma atuação muito relevante na gestão dos precatórios, inclusive transformando o Tribunal de Justiça em patamar para os demais tribunais do país e agora integrado de fato de direito como cidadão de Belo Horizonte”, disse o presidente.
De acordo com o vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares, o desembargador Ramon tem uma história importante e um vínculo muito forte com o Belo Horizonte e sua trajetória pessoal e profissional o faz merecedor desse reconhecimento. “Não é um reconhecimento desse vereador, mas um reconhecimento da cidade por meio dessa instituição, de que ele realmente prestou relevantes serviços para Belo Horizonte, seja na condução dos trabalhos como desembargador do Tribunal de Justiça, seja na importante missão de presidir uma instituição como o Tribunal Regional Eleitoral”, declarou o vereador.