“Tenho uma longa história de amizade com a Universidade Federal de Uberlândia”. Com essa manifestação de carinho, o desembargador Caetano Levi Lopes recebeu, ontem, 7 de maio, 40 alunos do curso de Direito da instituição. Acompanhados dos professores Francielle Vieira, Woille Aguiar e do secretário da Assistência Judiciária da universidade, Murilo Junqueira, os alunos vieram participar do programa Conhecendo o Judiciário, modalidade “Universitários no TJMG”, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Murilo Pereira informou que os alunos atuam como estagiários da Assistência Judiciária da universidade. Elogiando o programa, declarou que essa é a segunda vez que participa.
Antes de iniciar a palestra, o servidor da Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom), Alexandre Garcia, informou que o programa foi instituído para aproximar o Judiciário da sociedade, e que essa necessidade foi detectada em pesquisa de opinião, encomendada pelo Tribunal de Justiça. Explicou o formato do programa, que consiste na apresentação de um vídeo institucional, palestra, visita ao Palácio da Justiça e acompanhamento de sessões de julgamento.
Essa é a primeira vez que o desembargador Caetano Levi, da 2ª Câmara Cível, participa do programa. Reafirmando a amizade com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), contou que a instituição foi uma grande parceira por ocasião da instalação dos Juizados Especiais na comarca.
Em sua palestra, aberta com uma bela foto do Palácio da Justiça, o desembargador Caetano Levi abordou o conceito e elementos do Estado (população, território, soberania e poder político). Lembrou o drama do povo judeu que, por quase dois milênios, lutou pelo reconhecimento de seu território, e destacou que a soberania só se consegue por meio do reconhecimento das grandes potências.
Falou sobre a missão do Estado de promover o bem estar e a paz, destacando, no entanto, que é preciso evoluir muito: “Queremos paz, mas provocamos conflitos”. Explicações sobre tutela jurídica e jurisdicional, Poderes do Estado, estrutura e funções do Poder Judiciário, dentre outras, também foram apresentadas pelo palestrante, de maneira didática e contextualizada.
Fonte: TJMG