A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) realizou na tarde desta quinta-feira, 14 de agosto, a cerimônia de inauguração do retrato do desembargador Renato Dresch, na galeria de ex-superintendentes da instituição. Dresch esteve à frente da Ejef no biênio 2022-2024, quando ocupou o cargo de 2º vice-presidente do TJMG.
Além do retrato do desembargador Renato Dresch, também houve a inauguração de retratos dos ex-diretores executivos da Escola, André Borges Ribeiro, Mileny Reis Vilela Lisboa, Rosane Brandão Bastos Sales, Fernando Rosa de Sousa, Thelma Regina Cardoso e Ana Paula Andrade Prosdocimi da Silva.
Foto: Euler Júnior/TJMG
A presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, prestigiou a solenidade e parabenizou o desembargador Renato Desch pela merecida homenagem. “Sua atuação à frente da Ejef foi marcada por comprometimento e dedicação à formação continuada de magistrados e servidores. O retrato inaugurado é o registro de uma gestão que deixou um legado que contribuiu para o fortalecimento do nosso Tribunal e para a valorização da magistratura mineira."
Em seu discurso, o desembargador Renato Dresch afirmou que o fortalecimento de uma sociedade mais livre, justa e solidária passa pela formação intelectual, técnica e humana de todos os integrantes do Judiciário. “A Ejef exerce uma atividade essencial para as atuais e futuras gerações, na formação e no desenvolvimento intelectual, técnico e humano de todos os integrantes do Poder Judiciário”.
Dresch disse que o avanço da Ejef só é possível graças ao trabalho em equipe, e agradeceu nominalmente diversos colaboradores destacando a importância de cada função. “Neste dia de imortalização fotográfica, me resta apenas agradecer a todos que me auxiliaram nesta jornada de dois anos de gestão. Dedico este momento honroso a todos que integraram o time da Ejef. Vocês se tornaram amigos queridos com os quais vivi momentos inesquecíveis de realização pessoal e profissional.”
Ao finalizar o seu discurso, o desembargador afirmou esperar que seu retrato na galeria sirva como lembrança de um período marcado por dedicação e espírito coletivo. “Espero, queridos amigos e amigas, que a foto na parede possa ser uma lembrança boa que vivemos e realizamos nos anos de trabalho. Espero que, de acordo com a poesia de Drummond, o retrato na parede, mesmo amarelado, seja útil para reviver bons dias de trabalho juntos nesse biênio de 2022 e 2024.”
O atual superintendente da Ejef e 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Saulo Versiani Penna falou da satisfação em realizar a cerimônia e assegurou a competência do desembargador Renato Dresch. “Tive a oportunidade de participar da administração do desembargador Dresch na condição de coordenador do Centro de Estudos Jurídicos, portanto, sou testemunha do trabalho excepcional que sua excelência fez a frente da nossa escola judicial”. Versiani Penna parabenizou também os diretores executivos da Escola afirmando que eles são “peças fundamentais para que nós possamos também aplicar os nossos projetos e ideias”.
Ao saudar os homenageados, o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln, representando o presidente do Tribunal, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, afirmou que a galeria de retratos não é apenas uma coleção de imagens, ela é o registro da história, do legado e da dedicação de cada um que contribuiu para o crescimento dessa instituição. “Cada rosto aqui eternizado representa um período de trabalho intenso, de desafios superados e de conquistas que moldaram a Ejef no que ela é hoje. Agradecemos imensamente aos senhores e aos senhores por sua dedicação. Que estes retratos sirvam como uma lembrança permanente de vossa inestimada contribuição para a Escola Judicial”.
Renato Luís Dresch - Bacharel em direito pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de São José dos Campos/SP - atual Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP - 01/02/1988; Especialista em Direito Processual Civil pela Faculdade Municipal de Direito de Franca/SP - 1995; Mestre em Direito Público pela Universidade de Franca/SP - 2002; Especialista em Direito Sanitário pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais - ESP/MG - 2015; Ingressou na magistratura em 1993, tendo atuado nas comarcas de Passos, Ibiraci, Piumhi e Belo Horizonte. Além das funções de Juiz Eleitoral, foi Membro de Turmas Recursais dos Juizados Especiais.