O desembargador do TJMG Rogério Medeiros Garcia de Lima palestrou nesta terça-feira, 10, no 5º Congresso Internacional de Política e Globalização, na Universidade Tecnológica de Pereira, na Colômbia. O magistrado falou sobre o uso de inteligência artificial na tomada de decisões judiciais.
Em sua apresentação, Rogério Medeiros afirmou que os robôs podem auxiliar juízes em despachos e simples decisões repetitivas, mas não os substituirão nas decisões complexas, que exigem especial sensibilidade para uma visão sistemática do Direito e para enxergar os fatos em um contexto cultural, social, histórico, econômico e político. “Robôs não possuem alma, cultura e experiência. Somente os humanos podem julgar causas complexas, especialmente os conflitos constitucionais a envolver direitos fundamentais”, avaliou.
O desembargador agradeceu as universidades promotoras do congresso pela oportunidade de palestrar no evento. “Agradeço, em especial, ao amigo e professor Jaime Angel, da Universidad Libre de Cali, o qual me introduziu no meio acadêmico colombiano há mais de uma década. E agradeço também a Deus, por me proporcionar mais este momento feliz e edificante”, disse.