O desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima tomou posse, no dia 24 de fevereiro, como associado efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.
A solenidade foi realizada no auditório do Instituto em Belo Horizonte. Rogério Medeiros ocupa a cadeira de número 69, cujo patrono é João Capistrano de Abreu.
Desembargador empossado ao lado do presidente do IHGMG, José Carlos Serufo
Veja mais fotos na galeria abaixo:
O magistrado foi saudado pelo 3º vice-presidente do Instituto, Ozório José Araújo do Couto, que apresentou o novo associado, destacou sua trajetória e ressaltou as belezas de São João del Rei, cidade natal de Rogério Medeiros. “Rogério chega a este Sodalício pela exímia labuta da pesquisa, do saber profundo, que leva ao conhecimento generalizado, e muito mais ainda, se for acompanhado do direito e da História”, afirmou.
O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, participou da solenidade e parabenizou o magistrado, ressaltando que sua posse é um reconhecimento merecido pela sua dedicação à Justiça e à preservação da história de nosso Estado. “Rogério Medeiros é entusiasta incansável da cultura e da história de Minas Gerais. Sua nomeação para o Instituto Histórico e Geográfico é testemunho de seu profundo envolvimento na preservação e promoção de nossa história”, afirmou Luiz Carlos.
Em seu discurso, Rogério Medeiros falou de sua gratidão a todos os presentes, seus familiares, a magistratura mineira, representada pela Amagis na pessoa do presidente Luiz Carlos, seus colegas e confrades pela indicação de seu nome. O empossado falou sobre a história de João Pinheiro, primeiro presidente e principal fundador do IHGMG, destacou a importância da Casa para a cultura e a preservação da história do Estado e falou de sua honra em se tornar sócio efetivo. “Sinto-me aqui em minha casa”. Ele encerrou seu discurso com as palavras de João Pinheiro, que disse: “É a História que nos ensina a confiar do Direito, na Justiça, na Liberdade, no bem e na vitória definitiva dos grandes princípios da consciência humana”.
Leia os discursos na íntegra abaixo:
Entre as autoridades presentes na solenidade estavam o presidente do IHGMG, José Carlos Serufo; o 1º vice-presidente, Marcos Paulo de Souza Miranda; o 1º secretário do Instituto, Iácones Batista Vargas; o presidente emérito Wagner Colombarolli; os desembargadores do TJMG Maurício Torres Soares, Bruno Terra Dias, Osvaldo Oliveira Araújo Firmo, Saulo Versiani Penna, Fernando Armando Vieira, do TJMMG; e juiz Auro Aparecido Maia de Andrade, ouvidor da Amagis; o escritor, historiador e genealogista Daniel Antunes Júnior, membro decano do IHGMG; o jornalista, romancista, cronista e mais novo membro da Academia Mineira de Letras (AML), Carlos Herculano Lopes, além de familiares e amigos do empossando.
IHGMG
O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais é uma entidade cultural civil sem fins lucrativos, fundada em 1907, com objetivo de investigar, coligir, metodizar, publicar ou arquivar os documentos concernentes à história e à geografia de Minas Gerais, entre outras atribuições. O IHGMG é uma academia que reúne mulheres e homens interessados em preservar e cultivar a memória mineira, em relação às humanidades e às tradições culturais e cívicas do Estado. A instituição, que possui 100 cadeiras associadas a patronos. é formada por sócios efetivos, correspondentes, eméritos, honorários e beneméritos. O espaço contempla ainda uma biblioteca com mais de 25 mil livros e uma mapoteca com mais de 1,1 mil exemplares, incluindo mapas da época das capitanias.