O desembargador José Geraldo Saldanha da Fonseca participou, na tarde desta quinta-feira, 15/12, de sua última sessão como integrante da 12ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

O magistrado, que se aposenta em janeiro próximo, foi homenageado pelos integrantes da 12ª Câmara, magistrados com quem conviveu e trabalhou, servidores e familiares, que prestigiaram a sessão.

O presidente da 12ª Câmara Cível, desembargador Joemilson Donizetti, abriu a sessão destacando que o desembargador Saldanha da Fonseca foi um homem que melhor soube ser juiz. Agradeceu, ainda, pelo período de convívio, marcado pela competência, esforço, atuação firme e qualificada para oferecer Justiça e aprimorar o Judiciário.

O vice-presidente Sociocultural-Esportivo da Amagis, desembargador Maurício Pinto Ferreira, representou o presidente da Associação, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, na sessão de homenagem, e destacou que Saldanha da Fonseca foi um magistrado de grande inspiração e relevância para toda a Magistratura, por sua trajetória em praticar o bem e promover Justiça à sociedade.

O ex-presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes, representando o presidente do Tribunal, desembargador José Arthur Filho, saudou o homenageado destacando que a convivência com o magistrado foi enriquecedora e sua dedicação ao Poder Judiciário mineiro é inspiradora.

 

O também ex-presidente do Tribunal, e ex-presidente da Amagis, desembargador Nelson Missias, avaliou que a trajetória e história do homenageado são irretocáveis, construídas com muita sabedoria, transmitindo a paz de um juiz paradigma e ser humano extraordinário. Leia aqui a manifestação do desembargador Nelson Missias, na íntegra.



Todos os integrantes da 12ª Câmara Cível, desembargadores Domingos Coelho, José Flávio de Almeida e José Augusto Lourenço dos Santos, saudaram e homenagearam o colega Saldanha da Fonseca, destacando o convívio com o magistrado, o saber de suas decisões, sua preocupação com os jurisdicionados, contribuição com a sociedade e o aprimoramento da prestação jurisdicional.

O filho do desembargador Saldanha da Fonseca, advogado João Leonardo Alves Saldanha da Fonseca, disse que o pai é exemplo de carinho e amor e endossou todas as manifestações dirigidas ao homenageado.

Demais colegas que estavam presentes à sessão, como os desembargadores Octávio de Almeida Neves, Alexandre Victor de Carvalho, Tiago Pinto e a juíza Lívia Borba, também ressaltaram a experiência do convívio com o desembargador Saldanha da Fonseca, seu conhecimento jurídico e também seu saber humano.

O desembargador Saldanha da Fonseca agradeceu as homenagens manifestadas a ele, a importância da presença da esposa Raquel Alves, dos filhos João Leonardo e André Alves, para que, nestes 42 anos de Magistratura, pudesse garantir e promover Justiça. Além disso, agradeceu à Amagis por sempre tê-lo acolhido e dado assistência aos peitos solicitados.