O desembargador Sálvio Chaves foi eleito para o cargo de membro substituto, classe desembargador, do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e o juiz Antônio Leite de Pádua para o cargo de membro efetivo do mesmo Tribunal. A eleição ocorreu no Tribunal Pleno do TJMG na tarde desta segunda-feira, 24/6.
As vagas são decorrentes do término do biênio do desembargador Octavio Boccalini como membro efetivo e do término do biênio do juiz Cássio Fontenelle, que se dará no dia 2 de agosto próximo.
A juíza Rosimere das Graças do Couto, presidente em exercício da Amagis, acompanhou a eleição e parabenizou os magistrados eleitos. “O resultado é o reflexo do comprometimento e da integridade que ambos têm demonstrado ao longo de suas carreiras. A eleição do desembargador Sálvio Chaves e do juiz Antônio Leite para o TRE-MG contribuirá para o fortalecimento da Justiça Eleitoral em nosso Estado. Parabenizamos ainda todos os demais magistrados e magistradas que generosamente colocaram seus nomes à disposição de nossa Justiça Eleitoral”, afirmou a presidente em exercício.
O desembargador Sálvio Chaves recebeu 84 votos, no 2º escrutínio; e a desembargadora Aparecida Grossi, 56 votos. Foram contabilizados três votos brancos. No primeiro escrutínio, o desembargador Sálvio Chaves recebeu 70 votos e a desembargadora Aparecida Grossi, 43 votos.
De acordo com Sálvio Chaves, o sentimento é de alegria e alívio depois de uma disputa de elevado nível. “Foi um pleito bastante tranquilo e harmonioso. Agora, é encaminhar para o TRE-MG e trabalhar para eleições limpas e transparentes e valorizar cada vez mais nossas instituições”, afirmou.
O juiz Antônio Leite foi eleito em primeiro escrutínio, com 81 votos. Também concorriam ao cargo os juízes Cássio Fontenelle, que recebeu 53 votos; Henrique Oswaldo Pinto Marinho, 4 votos. Tiveram cinco votos branco e dois nulos.
O magistrado falou da honra em ser eleito membro do TRE-MG e destacou desafios a serem enfrentados pela Justiça Eleitoral, entre eles as fake news e a utilização da inteligência artificial. “Teremos muito trabalho pela frente, sobretudo com a proximidade das eleições municipais, mas estamos prontos e preparados para enfrentar os desafios”, disse o juiz Antônio Leite.
Sálvio Chaves nasceu em Monte Carmelo (MG). Entrou para a Magistratura em 1996, atuando como juiz nas comarcas de Lago Santa, Santa Luzia, Brumadinho, Peçanha, Muriaé e Belo Horizonte. Foi promovido ao cargo de desembargador do TJMG em 2013.
Antônio Leite é natural de Belo Horizonte. Entrou para a Magistratura mineira em 1996 e passou pelas comarcas de Betim, Morada Nova de Minas, São Francisco, Novo Cruzeiro, Diamantina, Contagem e Belo Horizonte. Atualmente é juiz na 4ª Vara de Sucessões e Ausências da capital mineira.