Em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira, 11 de agosto, a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – Ejef realizou a entrega da Medalha do Mérito da Ejef ao desembargador Tiago Pinto e ao professor Lakowsky Dolga. Tiago Pinto foi superintendente da instituição no biênio 2020/2022.

A honraria é concedida com o objetivo de agraciar pessoas que tenham contribuído para o cumprimento dos objetivos institucionais da Ejef, visando estimular a melhoria da prestação jurisdicional. A entrega da medalha aconteceu após a Aula Magna do segundo semestre letivo de 2025, com a palestra do ministro do STJ, Reynaldo Soares da Fonseca. (ASSISTA AQUI


A presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, participou da solenidade e parabenizou os homenageados: “É uma grande satisfação ver o reconhecimento ao trabalho do desembargador Tiago Pinto, que contribuiu para o fortalecimento da nossa Escola Judicial. Estendo também parabéns ao professor Lakowsky Dolga, cuja dedicação e compromisso, ao longo dos anos, engrandeceram o nosso Judiciário”, disse a presidente.

O desembargador Bruno Terra Dias, ex-presidente da Amagis, fez a saudação aos homenageados e afirmou que ambos “são expressão de valor humano neste Tribunal, neste Estado e no nosso país”. 

“Nenhum momento será melhor do que este para reconhecimento de pessoas tão importantes para a seleção, formação inicial e permanente dos magistrados mineiros. Eles são dignos de elogio, mas não podem ser elogiados protocolarmente. Temos mais de 30 anos de amizade e partilhamos propósitos, princípios e realizações pelo bem comum. Por isso agradeço a oportunidade de reconhecer publicamente, neles, a expressão de pessoas que projetam aos pósteros gravitasdignitaspietas e justitia, personalidade éticas, honrados no dever”, disse Bruno terra. 

Leia aqui o discurso na íntegra.

Assista abaixo a todos os discursos proferidos na entrega da medalha, assim como a aula do ministro Reynaldo Soares da Fonseca: 

O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani Penna, reconheceu a importância dos homenageados por sua dedicação à Escola. “Estar à frente de uma Escola Judicial durante a pandemia não é para qualquer um. Tinha que ser alguém como o desembargador Tiago. Ele transformou a Ejef em uma escola de governo, o que foi um salto epistêmico e científico para a nossa instituição”, disse o desembargador. Em relação ao professor Lakowsky Dolga, Versiani Penna destacou que ele sempre foi um servidor que se dedicou ao Tribunal de Justiça, sendo peça fundamental para que a Escola se firmasse como uma instituição de credibilidade.

O desembargador Tiago Pinto agradeceu a homenagem e a dividiu com os servidores da Ejef. “Estou muito feliz de estar aqui, principalmente ao lado do professor Lakowsky Dolga. Nós vimos sua atuação durante todo esse tempo, e o motivo de orgulho é muito grande. Muito feliz com essa homenagem, a qual divido com todos os servidores da Escola”, agradeceu o desembargador.

O professor Lakowsky Dolga falou de sua ligação com a Escola Judicial e do sentimento de gratidão pelo caminho percorrido, rememorando presenças marcantes, como o secretário-geral da Ejef, Ricardo Fiuza. Ele se declarou “lisonjeado, emocionado e extremamente honrado” pela distinção.

Em sua saudação, o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, afirmou que a entrega desta medalha ao desembargador Tiago Pinto “é uma homenagem justa a um grande magistrado, a um grande gestor, que tanto orgulha este Tribunal de Justiça” e ao professor Lakowsky Dolga, que exerceu inúmeras atribuições no Tribunal. “Estão de parabéns os homenageados, mas, mais ainda, está de parabéns o Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais por ter contado, por longos anos, com pessoas com essas características que tanto nos orgulham”, disse o presidente.