O desembargador Tomás Bawden de Castro Silva, irmão do juiz Fausto Bawden, auxiliar de 2ª instância do TJMG, tomou posse como presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT/MS) para o biênio 2025/2026, em solenidade realizada na última sexta-feira, dia 6 de dezembro, no Plenário Desembargador Nery Sá e Silva de Azambuja, em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. 

Também foram empossados os desembargadores César Palumbo, como vice-presidente; Márcio Vasques Thibau de Almeida, como Ouvidor; João de Deus Domes de Souza, vice-Ouvidor; e a juíza Ana Paola Emanuelli Balsanelli, como Ouvidora da Mulher, auxiliada pela vice-Ouvidora juíza Keethlen Fontes Maranhão. A Escola Judicial continuará sendo dirigida pelo desembargador Francisco das Chagas Lima Filho.

Presidente empossado, ao lado de sua esposa Silony, seu filho Henrique Bawden e seu irmão juiz do TJMG Fausto Bawden

 

O novo presidente do TRT/MS, desembargador Tomás Bawden, enfatizou o compromisso de manter o padrão de excelência da Justiça do Trabalho no Estado. “Meu maior desafio será dar continuidade à trajetória de excelência deste Tribunal, que atua de forma integrada com a população e em clima de cordialidade entre servidores, magistrados e direção. Minha experiência de mais de 30 anos na Justiça do Trabalho, somada ao contato direto com a sociedade, será essencial para nortear minha gestão”, afirmou.

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, parabenizou os magistrados pela posse e cumprimentou o presidente Tomás Bawden. “Temos certeza de que a administração do Tribunal será exitosa, já que competência e dedicação são predicados compartilhados pelos irmãos Bawden”, enalteceu Luiz Carlos.

A solenidade contou com a presença de autoridades, como o ministro Amaury Rodrigues, representando o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Tomás Bawden de Castro Silva

Graduou-se pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo, em 1986. Anteriormente, já havia se graduado em Engenharia Civil, também pela Universidade de São Paulo. Iniciou sua atuação no serviço público em 1991, como servidor da Justiça do Trabalho no TRT da 18ª Região (Goiás). Aprovado em concurso público, tomou posse como Juiz do Trabalho Substituto em 1992 no TRT da 10ª Região, com sede em Brasília - DF. Na época da criação do TRT da 24ª Região, em 1993, optou por ocupar o cargo de Juiz do Trabalho Substituto do TRT24. Promovido a Juiz Presidente de Junta de Conciliação e Julgamento, pelo critério do merecimento, presidiu sucessivamente as JCJs de Amambai, Paranaíba e de Três Lagoas, esta última posteriormente convertida em primeira Vara do Trabalho de Três Lagoas. Removeu-se para a 1ª Vara do Trabalho de Campo Grande, em 2013. Tomou posse como desembargador do TRT24 em 27 de setembro de 2021, promovido por critério de antiguidade.