A superintendente da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargadora Alice de Souza Birchal, foi condecorada, no dia 14/11, com o título de cidadã honorária da cidade de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A homenagem surgiu a partir de proposição do vereador Paulo Tekim, aprovada por unanimidade. Outras 40 personalidades físicas e jurídicas também foram homenageadas com títulos de cidadania honorária, honra ao mérito e mérito desportivo, durante a sessão solene realizada no Auditório Ady Rosa, da Prefeitura Municipal de Betim.

Para a desembargadora Alice Birchal, uma das oradoras da solenidade, foi uma grande honra ser condecorada com o título de cidadã honorária de Betim:
“Falar em nome de um grupo tão plural e tão qualificado de novos cidadãos betinenses, vindos de diferentes jornadas, de diferentes ofícios, de diferentes berços, foi uma grande honra. Agradeço profundamente pela sensibilidade do olhar dos vereadores de Betim, autores das homenagens. A palavra que me define é gratidão.”
Trajetória
Natural de Belo Horizonte, Alice Birchal é desembargadora do TJMG desde dezembro de 2015, quando ingressou na magistratura por meio do Quinto Constitucional, em vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG).
Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em julho de 1994. É doutora e mestre pela PUC Minas. Também é professora de Direito de Família, Sucessões e Direito Processual Civil na PUC Minas e compõe o Conselho Editorial da Editora Del Rey, desde o ano 2000, e do Conselho Editorial da Revista da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis).

Fonte: TJMG


