A desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) Evangelina Castilho Duarte foi agraciada com a Comenda Clara Zetkin na última sexta-feira, 24 de abril. A medalha, concedida pelo Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro-MG), tem como objetivo homenagear mulheres que contribuem para mobilizar e fortalecer a luta pelos direitos, participação política e emancipação das mulheres. Ao todo, 17 mulheres, de atuações diversas, receberam a comenda.
Para a desembargadora Evangelina Castilho, a homenagem traduz o reconhecimento pelo trabalho e projetos desenvolvidos pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Consiv), em especial, o Justiça Vai à Escola - Chega de Violência Doméstica. O projeto consiste em visitas periódicas de magistrados às escolas das redes pública e privada de ensino do Estado para realizar pequenas palestras sobre a violência doméstica e a Lei Maria da Penha.
Durante a cerimônia, houve também o lançamento da 8ª edição da revista Elas por Elas, publicação anual de gênero do Sinpro. Essa edição traz histórias de sindicalistas, professoras, políticas, ciganas, cabeleireiras, circenses, escritoras e presidiárias.
Comenda
Clara Zektin foi uma feminista que nasceu em 1857, na Alemanha. Ela marcou a história pela sua atuação como feminista, sindicalista, militante política e professora, sempre em defesa da igualdade de oportunidades para as mulheres. Sua trajetória inspirou a diretoria do Sinpro Minas na escolha do nome para a comenda, criada em 13 de fevereiro de 2012.
Fonte: TJMG