A superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Comsiv), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Evangelina Castilho Duarte, participou, em 9/3, da “Reunião Especial: alusiva às Mulheres Extraordinárias”, realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte, por iniciativa da vereadora Loíde Gonçalves. A solenidade foi uma homenagem especial a mulheres de instituições e empresas mineiras, por sua importante contribuição à causa feminina, com a entrega do certificado “Mulheres Extraordinárias 2023”.

not-evangelina-cmbh1.jpg
Desembargadora Evangelina Duarte foi uma das homenageadas da noite por seu trabalho no TJMG em prol das mulheres (Crédito: Divulgação/CMBH)

 

A mesa de honra foi composta pela vereadora Loíde Gonçalves, que presidiu a solenidade; pela desembargadora Evangelina Castilho Duarte; pela pastora e mãe da vereadora Loíde, Maria Aparecida de Souza Gonçalves; pela delegada-geral de Polícia Civil, coordenadora da Delegacia Adjunta ao Juizado Especial Criminal e responsável pelo primeiro departamento de Polícia Civil da capital, Cristiane Ferreira Lopes; pela advogada e presidente da Comissão de Enfrentamento à Violência contra Mulheres da OAB, Seção Minas Gerais, Isabela Mello Pedersoli de Oliveira; pela psicóloga especializada em terapia cognitiva comportamental Márcia Constâncio e pela pedagoga, advogada e integrante da Comissão de Família e Sucessões da OAB/MG, Elizete Rodrigues Santos.

Ao abrir o evento, a vereadora Loíde Gonçalves agradeceu a presença de todos, em especial, das homenageadas. “Escolhi esse tema por ter um significado muito forte. Uma mulher extraordinária é aquela que luta, que sai da zona de conforto, que cuida. Mas o que significa ser extraordinária? É ser generosa e ter o prazer em ajudar as outras pessoas. E é isso que vejo em todas vocês. Somos todas guerreiras, mas não somos perfeitas. O importante é que estamos sempre evoluindo e aprendendo. Sinto-me lisonjeada de estar no meio de tantas grandes mulheres e estendo essa homenagem a todas que fazem da nossa cidade um lugar melhor”, afirmou.

A desembargadora Evangelina Castilho Duarte cumprimentou a todos e exaltou a força feminina em todos os tempos. “Parabenizo às mulheres que vieram antes de nós, que abriram os caminhos e nos mostraram rumos. Parabenizo aquelas que caminharam conosco e que compartilharam a nossa luta, as nossas dificuldades e as nossas descobertas. Parabenizo aquelas que vieram depois de nós, que aprenderam, criaram novos caminhos, novos objetivos, novas finalidades e trouxeram outra visão de mundo para nós”, disse.

Ela destacou também a importância do trabalho de campo na luta contra a violência. “Trabalhamos em rede e nossa rede de trabalho é sair da zona de conforto, de dentro dos escritórios e ir aos locais onde as mulheres estão. Trabalharmos juntas e por objetivos comuns para nosso fortalecimento. Aconselho a todas que façam pequenas redes de contato de amigas, parentes e vizinhas que possam fortalecer umas às outras e poderão se proteger contra violências que podem estar acontecendo dentro de casa, no trabalho, nas ruas. Só juntas é que poderemos vencer essa batalha”, ressaltou. 

not-evangelina-cmbh2.jpg
A superintendente da Comsiv recebeu o certificado das mãos da vereadora Loíde Gonçalves (Crédito: Divulgação/CMBH)

 

Após o pronunciamento, foram entregues os certificados “Mulheres Extraordinárias 2023” para 20 homenageadas, entre elas as que participaram da mesa de honra, representantes religiosas e empreendedoras.

Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG