A desembargadora Heloísa Helena de Ruiz Combat participou nesta quinta-feira, 19, de sua última sessão na 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), da qual é presidente. A magistrada se aposenta no dia 18 de dezembro. O presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt, e o presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, participaram da solenidade, que contou ainda com as presenças de diversos outros magistrados, colegas, amigos e familiares da homenageada.
No início da sessão, o presidente do TJMG e os desembargadores Moreira Diniz, Dárcio Lopardi, Ana Paula Caixeta e Paulo Balbino destacaram as virtudes de Heloísa Combat e afirmaram que ela é um exemplo de magistrada que dignificou e honrou o Tribunal de Justiça por sua competência, dedicação e lisura de caráter.
Herbert Carneiro ressaltou que a despedida é motivo de lamento pela falta da convivência que irá se instalar em razão da aposentadoria da magistrada. “Para além de sua capacidade intelectual e jurídica, Heloísa Combat sempre agregou às sessões um calor humano tão bem ressaltado pelos colegas que tiveram o privilégio de sua amizade. A magistrada é uma pessoa que não consegue viver sem conviver”, destacou o desembargador.
O presidente da Amagis enalteceu a presença ativa da desembargadora no movimento associativo e pontuou que, nas mais variadas decisões que proferiu ao longo de sua carreira, muitas com grande repercussão, Heloísa Combat sempre enalteceu o Tribunal de Justiça e o Judiciário de Minas Gerais. “Mais do que magistrada, Heloísa Combat foi uma agente política. Suas decisões sempre foram pautadas pela convicção e seriedade que a balizaram como magistrada diferenciada. Muito mais do que desembargadora, fica a forte imagem da magistrada cidadã e da amiga de todas as horas”, afirmou Herbert Carneiro.
A desembargadora Teresa Cristina da Cunha Peixoto rememorou a trajetória da homenageada e afirmou que, além do grande conhecimento jurídico, Heloísa Combat sempre fez com que a verdade fosse a principal condutora de suas decisões. “Poucas de nós poderemos ter a grandeza de seu conhecimento e a envergadura do seu exercício profissional. Também poucas de nós teremos a simplicidade e a falta de vaidade ao enfrentar as árduas questões do nosso trabalho. É admirável ver a humildade e a amizade que Heloísa Combat distribui às pessoas que a rodeiam”, disse Teresa Cristina.
Trajetória
A desembargadora Heloísa Helena de Ruiz Combat é natural de Cássia, no Sudoeste de Minas Gerais. É bacharel em Direito e doutora em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ingressou na magistratura mineira em 1985. É desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais desde 2005 e superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar. Foi juíza nas Comarcas de Arcos, Uberaba e Belo Horizonte, juíza membro da Comissão de Propaganda Eleitoral do TRE-MG (2000) e juíza auxiliar da Corregedoria Eleitoral (2002).