Desafios da Justiça Restaurativa na Violência Doméstica é o título do livro de autoria da desembargadora Hilda Maria Porto de Paula Teixeira da Costa, que será lançado no próximo dia 31 de agosto (sábado), em Belo Horizonte.
Na obra, publicada pela Conhecimento Editora, a magistrada demonstra se a Justiça Restaurativa é adequada à resolução de conflitos familiares originários de violência doméstica.
O livro analisa a violência sob seus aspectos sociológicos e psicológicos, permitindo constatar duas consequências decorrentes dela: o trauma e a vergonha. Os temas são apreciados sob marcos normativos pertinentes, a fim de verificar a adequação da Justiça Restaurativa também sob o plano prático, na medida em que a pesquisa empírica analisa as experiências brasileiras principalmente em Minas Gerais. Os limites e as possibilidades de atuação da Justiça Restaurativa em casos relacionados à violência doméstica são apresentados na obra da magistrada de forma descritiva, com formulação de propostas para seu aprimoramento.
O lançamento acontecerá no dia 31 de agosto, das 11h às 13h, na Livraria Café com Letras, que fica na rua Antônio de Albuquerque, 781, Savassi, em Belo Horizonte.