A desembargadora Hilda Teixeira da Costa, que se aposenta no próximo mês, participou em 6 de maio de sua última sessão no Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). No início da reunião, a magistrada recebeu homenagens dos demais integrantes do colegiado.

noticia-des.-hilda-teixeira-da-costa.jpg

De acordo com o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Afrânio Vilela, que substituiu o presidente Nelson Missias de Morais à frente do conselho, a aposentadoria da desembargadora Hilda Teixeira vai deixar uma grande lacuna. “Nós nos acostumamos com seu jeito franco, objetivo, transparente de tratar as coisas judiciárias, mas sempre com muita capacidade, muita cultura e muita responsabilidade”, observou o magistrado.

O desembargador disse para a colega partir para a nova fase da sua vida ciente de que fez grandes amigos no Tribunal, companheiros que compreenderam sempre a sua vontade de fazer justiça em todos os feitos. “Aproveite a vida e volte sempre!”, recomendou o magistrado.

Em seguida, a desembargadora Áurea Brasil registrou a sua admiração e carinho pela desembargadora Hilda Teixeira. “Continuarei a acompanhá-la e a torcer pela sua felicidade, pelo seu sucesso na vida, porque é muito jovem, muito disposta, muito competente e sei que vai brilhar em qualquer seara em que quiser atuar”, disse a 2ª vice-presidente do TJMG.

Já a desembargadora Mariangela Meyer contou que, logo que requereu a aposentadoria, a desembargadora Hilda Teixeira colocou à disposição o cargo que ocupa na 3ª Vice-Presidência, como responsável pela área da Justiça Restaurativa. “Mas não abri mão de Sua Excelência, porque ela é uma pessoa extremamente importante para nós, é uma forma de ela estar em contato conosco”, disse a desembargadora.

Também o desembargador Fernando Caldeira Brant, embora participando como convocado no conselho, fez questão de registrar sua simpatia por quem considera sua “mentora no Pleno do Tribunal”. “Sua Excelência sentava-se ao meu lado e sempre me orientava o que fazer e observar, de forma que o seu sorriso e a sua alegria são uma marca constante”, declarou.

Novos voos

A desembargadora agradeceu as palavras generosas dos colegas e disse que deixa no Tribunal grandes amigos, pessoas que foram muito importantes em sua vida e lhe ensinaram a ser mais serena, mais tranquila e mais equilibrada em sua maneira de ser. Ela contou que está cursando doutorado na UFMG, na área de processo civil e que seu trabalho é ligado à justiça restaurativa, voltado a conflitos familiares de violência doméstica.

“Fico extremamente satisfeita em manter esse vínculo com o Tribunal, através da 3ª Vice-Presidência. Para mim, é uma honra trabalhar com a desembargadora Mariangela Meyer e contribuir para que nossa sociedade realmente seja uma sociedade de maior pacificação social”, disse a magistrada.

Por fim, a desembargadora Hilda Teixeira da Costa disse que, embora aposentada, estará à disposição do Tribunal e dos colegas no que ela puder. “Na verdade, é o momento da despedida, mas é momento também de alçar novos voos”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG