O Tribunal de Justiça de Minas Gerais empossou na tarde desta segunda-feira, 8 de abril, a desembargadora Mônica Aragão Martiniano Ferreira e Costa. A nova magistrada foi nomeada pelo governador Romeu Zema para a vaga destinada ao Quinto Constitucional e vai integrar a 9ª Câmara Criminal do TJMG.

Desembargadora Mônica Aragão ao lado de seus familiares e do presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho

 

A vice-presidente da Amagis e vice-presidente da AMB, juíza Rosimere das Graças do Couto, participou da solenidade de posse e representou o presidente da Associação, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos. A magistrada parabenizou a nova desembargadora e destacou que sua posse é motivo de otimismo para toda comunidade jurídica, dada sua trajetória profissional e seu comprometimento com a Justiça. “A nova integrante do Judiciário mineiro traz consigo a expertise, a integridade e os valores éticos que norteiam a magistratura mineira e somará ainda mais ao nosso Poder Judiciário”, afirmou.

O presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho, deu as boas-vindas a Mônica Aragão. “É sempre uma grande satisfação quando, às nossas fileiras, na segunda instância, vêm se somar quadros que trazem novas ideias e agregam suas experiências e seus conhecimentos ao nosso esforço de aperfeiçoar continuamente o Judiciário mineiro. Nossa expectativa é que este novo ciclo que se inaugura seja um período igualmente luminoso, como tem sido sua jornada no campo do Direito até aqui”, disse.

Nova desembargadora faz a leitura do termo de posse

Presente na solenidade, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, afirmou que nunca havia visto uma cerimônia tão disputada e que o fato se deve ao prestígio da desembargadora Mônica Aragão. O governador defendeu que a presença feminina, à medida que ela avançar, irá melhorar a gestão pública no Brasil. “A mulheres têm muito a contribuir com o nosso Estado e com o Brasil. Tenho certeza de que a senhora estará dando essa contribuição”, afirmou o governador.

A nova integrante do TJMG foi saudada ainda pelo presidente da OAB/MG, Sérgio Rodrigues Leonardo. “É uma honra ser o presidente da OAB/MG quando vossa excelência, depois de tanta resiliência, tanta luta por tantos anos, enfim foi nomeada desembargadora. Tenho certeza de que abrilhantará esta Corte e contribuirá para evolução do Direito em Minas Gerais”, disse.

Diversas autoridades compareceram à solenidade, entre elas a presidente do TRRF6, desembargadora Mônica Sifuentes; o presidente do TJMMG, desembargador Jadir Silva; o Presidente do TCEMG, conselheiro Gilberto Pinto Coelho Diniz; o presidente da Câmara Municipal de BH, vereador Gabriel Azevedo; a presidente da Associação de Mulheres de Carreira Jurídica – Minas Gerais, desembargadora Karin Emmerich, além de magistradas, magistrados, familiares e amigos da empossada.


Mônica Aragão Martiniano Ferreira e Costa é bacharel em Direito pela Faculdade Milton Campos e mestre em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Professora Assistente ministrando Teoria Geral do Estado, Teoria da Constituição e Direito Constitucional, bem como Coordenadora do Grupo de Extensão "Carreira em Foco" na FDMC. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Civil.