A Diretoria da Amagis recepcionou a desembargadora nomeada para o TJMG Mônica Aragão Martiniano Ferreira e Costa na sede da entidade nesta sexta-feira, 5 de abril. A jurista tomará posse no cargo de desembargadora na próxima segunda-feira, dia 8 de abril, às 17h.

Durante o encontro, o presidente da Associação, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, falou da alegria em receber a nova integrante do Tribunal na Amagis, que é “a casa dos magistrados, das magistradas e de suas famílias”. 

De acordo com Luiz Carlos, foi uma honra receber na sede da Associação a visita da mais nova desembargadora do TJMG. Para ele, a posse de Mônica Aragão representará não apenas um reconhecimento de sua competência e dedicação à advocacia, mas também um marco significativo em sua trajetória profissional e jurídica.



“O Judiciário abraça os novos colegas com muita alegria. Sinta-se acolhida aqui na Amagis, que é a casa do magistrado e da magistrada. Em nome da Magistratura mineira, desejo sucesso e realizações nessa nova fase da carreira”, declarou Luiz Carlos.

A vice-presidente Administrativa da Associação e da AMB, juíza Rosimere das Graças do Couto, afirmou que a nomeação de Mônica Aragão é importante para as mulheres. “Foi uma grande vitória feminina para todas nós. Desejo que você venha se juntar a nós na Associação na certeza de que vai se sentir muito feliz e acolhida aqui”, disse Rosimere.


O desembargador Maurício Torres Soares, ex-presidente da Amagis e do TRE-MG, também destacou a alegria em receber a nova colega e falou sobre a importância do acolhimento e do calor humano que a Associação oferece aos magistrados e magistradas e seus familiares, além de todo o suporte institucional e jurídico.   

O desembargador Alberto Diniz Junior, ex-presidente da Amagis, disse que a Associação é uma casa diferenciada e que valoriza cada um de seus associados. O magistrado relembrou o período em que esteve na presidência enfrentando dois anos de pandemia. “Foi um tempo marcado por muita angústia, sofrimento, luta, muitas perdas de colegas e familiares. Mas na Amagis você não é um número, você tem um nome. Isso é muito importante e acolhedor para nós”, afirmou Alberto Diniz.



A juíza Roberta Chaves Soares e a desembargadora Paula Cunha e Silva, coordenadora e integrante da coordenadoria Amagis Mulheres, respectivamente, afirmaram ser uma alegria ter mais uma mulher na segunda instância do TJMG.




Agradecimento

Durante a recepção Mônica Aragão agradeceu a acolhida e destacou a importância da Magistratura ao longo dos seus 32 anos de carreira jurídica. “Sempre tive um respeito e carinho muito grandes pela Magistratura. Nunca tive um senão com qualquer magistrado, sempre trabalhando ombreada com muito respeito, disse.

De acordo com ela, a vida associativa é importante para a garantia dos interesses da classe. “Em relação à Amagis, sempre tive uma visão muito positiva porque eu tenho esse espírito associativo. Então, aqui com certeza é o local em que os magistrados e seus familiares podem estar mais em comunhão. Portanto, eu me sinto extremamente apoiada nesse momento por todos vocês da Amagis”, agradeceu Mônica.

A nova desembargadora afirmou que promete oferecer o seu melhor. “Estou me sentindo em casa. Só posso dizer uma coisa, que é o compromisso de dar o meu melhor também na Amagis, podendo trazer a minha contribuição e aprendendo muito com todos vocês”, disse Mônica.

Participaram também da recepção o vice-presidente Sociocultural-Esportivo, desembargador Maurício Pinto Ferreira; o presidente do Conselho Deliberativo, desembargador Antônio Armando dos Anjos; o diretor de Assuntos Jurídicos, desembargador Alberto Henrique Costa de Oliveira; a diretora-secretária, juíza em substituição no TJ Ivone Campos Guilarducci Cerqueira; o diretor de Esportes, juiz Thiago Grazziane Gandra; a diretora de Apoio a Obras Sociais, juíza Marli Maria Braga Andrade; o diretor financeiro da Emajs, juiz José Martinho Nunes Coelho;  o desembargador Rinaldo Kennedy Silva e o juiz Adilon Cláver de Resende.

Todos os presentes deram as boas-vindas e desejaram êxito na nova etapa da carreira da colega.

Nomeação

Mônica Aragão Martiniano Ferreira e Costa integrou a lista tríplice escolhida pelo Tribunal Pleno do TJMG em votação feita em 11 de março, com base na lista sêxtupla encaminhada pela OAB-MG. A nomeação foi publicada pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, nomeou no dia 13 de março.

Ela integrará o Tribunal em vaga destinada à OAB-MG pelo quinto constitucional. Mônica Aragão integrará a 9ª Câmara Criminal do TJMG, em decorrência da aposentadoria do desembargador José Mauro Catta Preta Leal.

Sobre a nova desembargadora

Mônica Aragão Martiniano Ferreira e Costa é formada em Direito pela Faculdade Milton Campos e é mestre em Direito Administrativo pela UFMG. É Professora Assistente ministrando Teoria Geral do Estado, Teoria da Constituição e Direito Constitucional, bem como Coordenadora do Grupo de Extensão "Carreira em Foco" na FDMC. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Civil.