
A desembargadora Vanessa Verdolim, lotada na 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), tomou posse no Órgão Especial. A magistrada assinou o termo na sessão realizada em 31 de julho, presidida pelo desembargador Joaquim Herculano. Ela assumirá a vaga da magistrada Heloísa Combat pelo critério de eleição, realizada em 22 de abril.
O Órgão Especial é formado por 25 desembargadores. Doze vagas são preenchidas por eleição; e as outras 13, pelo critério de antiguidade. Sua competência, que é administrativa e jurisprudencial, é delegada pelo Tribunal Pleno. Está entre suas atribuições, por exemplo, processar e julgar, originariamente, ressalvada a competência das justiças especializadas, o vice-governador do Estado, o deputado estadual, o advogado-geral do Estado e o procurador-geral de justiça, nos crimes comuns, e solicitar, pela maioria absoluta de seus membros, a intervenção federal no Estado, por intermédio do Supremo Tribunal Federal, nos termos da Constituição da República.
Currículo
A desembargadora se graduou em direito pela Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete/MG. Foi juíza das comarcas de Andradas, Rio Casca, Coronel Fabriciano e Belo Horizonte e do extinto Tribunal de Alçada. Veja o currículo completo. Fonte: TJMG
Foto:Valéria Queiroga