Cerca de 90 desembargadores mineiros celebraram e homenagearam, na noite desta segunda-feira, 17, o primeiro ano de gestão do desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes à frente do TJMG, em evento realizado no Automóvel Clube, em Belo Horizonte. O presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Adalclever Lopes, também prestigiaram o evento.
A iniciativa da homenagem foi do desembargador Eduardo Andrade, que destacou a força do presidente do Tribunal junto aos desembargadores do TJMG e juízes, tanto da capital quanto do interior. “Nós gostaríamos de cumprimentá-lo pelo seu primeiro ano à frente do Tribunal e dizer que poucos presidentes alcançaram o apoio integral, e tão importante, de toda a magistratura mineira”, ressaltou.
O presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, disse que a harmonia e o respeito estão presentes em Minas Gerais entre os três chefes de Poderes, o que os fortalece no enfrentamento dos desafios. Herbert Carneiro também destacou o reconhecimento que juízes e desembargadores mineiros têm da gestão de Pedro Bitencourt, principalmente depois da participação deles e dos servidores na elaboração do orçamento do Tribunal para o ano de 2016, o que tem gerado nos magistrados um efeito extremamente positivo, legitimando e respaldando-o para o segundo ano de gestão.
O presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes, apontou que o judiciário mineiro é destaque nacional e destacou também a harmonia com a qual o desembargador Pedro Bitencourt tem mantido os trabalhos em sua gestão, internamente e perante os outros Poderes Legislativo e Executivo.
O presidente do TJMG reconheceu que este ano foi de muitas transformações, superando muitas dificuldades, mas sem deixar de cumprir os compromissos, como a implantação do planejamento estratégico, instituição do juiz leigo, conquistas em prol da primeira a instância, entre outros. Pedro Bitencourt destacou também o avanço na democratização do orçamento do Tribunal. Além disso, o desembargador afirmou que a interação com a Amagis tem sido muito proveitosa e que o presidente Herbert Carneiro é um grande parceiro, permitindo assim maior conhecimento da realidade e participação dos juízes na gestão.