O desembargador Vasco Della Giustina assumirá o acervo deixado pelo ministro Ari Pargendler, que deixou o colegiado para assumir a Vice-presidência do Tribunal, enquanto o desembargador Paulo Roberto Bastos Furtado ficará responsável pelo acervo resultante da aposentadoria do ministro Castro Filho.
Os dois foram saudados pelo presidente da Terceira Turma, o ministro Sidnei Beneti, e pelos demais componentes da Turma. Enquanto o ministro Massami Uyeda ressaltou a seriedade e o alto nível intelectual do desembargador Vasco Della Giustina para corresponder ao trabalho que o alto cargo requer, a ministra Nancy Andrighi exaltou o vasto currículo do desembargador Paulo Roberto Bastos Furtado como magistrado e acadêmico.
A decisão de convocar os dois desembargadores para completar a composição da Turma foi tomada pela Corte Especial do STJ em dezembro passado. Os desfalques estavam sobrecarregando o trabalho das Turmas que compõem a Segunda Seção do tribunal e atrasando o julgamento de aproximadamente três mil processos por mês. É a primeira vez, em mais de um ano, que a Turma está completa.
Fonte: STJ