Desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que atuam em câmaras cíveis, formaram um grupo de estudos jurídicos para debater questões relacionadas à sua rotina de trabalho e se aprofundar em temas que exigem mais reflexão.
De acordo com o desembargador Renato Dresch, da 4ª Câmara Cível, o grupo, que se reúne a cada 15 dias, foi criado a partir da percepção de que seria interessante a troca de experiências entre os magistrados, para discutir situações enfrentadas na prática do dia a dia.
Os desembargadores criaram também um grupo no WhatsApp, que facilita a comunicação entre eles, permitindo o esclarecimento de dúvidas e o compartilhamento de informações a qualquer hora do dia.
Na pauta das reuniões estão questões jurídicas atuais, como as inovações trazidas pelo novo Código de Processo Civil (CPC), que entrou em vigor no dia 18 de março.
Nas reuniões, os desembargadores extraem algumas conclusões sobre os temas que lhe são pertinentes, de modo que possa haver alguma simetria no posicionamentos das diversas Câmaras Cíveis.
Fonte: TJMG