Desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) foram agraciados com a Medalha do Mérito Jurídico Presidente Pedro Aleixo, 3ª edição, em Mariana, no último sábado (26/10). A condecoração reconhece personalidades brasileiras que tenham se destacado na área jurídica.

O prefeito de Mariana, Duarte Eustáquio Gonçalves Júnior, destacou a importância da cidade na história do país: “Primeira vila; primeira cidade; primeira capital; primeira diocese, primeiro Museu da Música no País. O lugar onde, pela primeira vez, se exerceu o direito do voto nas montanhas mineiras e, ainda, sediou o governo das Capitanias de São Paulo e Minas”.

Neto do patrono da medalha, o desembargador Pedro Aleixo Neto representou o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais. “Pedro Aleixo sempre se sentiu muito apegado à cidade onde nasceu e sempre fez questão de difundir e honrar essa naturalidade. Sou muito grato pela homenagem e carinho ao meu avô, a mim e a toda a família”, disse.

Os homenageados foram a desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, os desembargadores Pedro Bernardes de Oliveira, Antônio Carlos Cruvinel, Marcos Lincoln dos Santos, Carlos Augusto de Barros Levenhagen, Belizário Antônio de Lacerda, Octavio Augusto de Nigris Boccalini, Tiago Pinto, além da homenagem póstuma ao desembargador José Arthur de Carvalho Pereira.

Pedro Aleixo 

Pedro Aleixo nasceu em Mariana, foi advogado, professor, jurista e jornalista. Na política, foi conselheiro municipal de Belo Horizonte, denominação na época para vereador, deputado estadual, deputado federal e vice-presidente da República. Em 1966, exerceu o cargo de ministro da Educação e Cultura no governo Castelo Branco.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG